Quadrilha Arco Verde encerra o Arraiá da Estação Cabo Branco, nesta sexta

Por - em 559

Estação (1)A Quadrilha Arco Verde, do Cidade Verde e Bairro das Indústrias, encerra o Arraiá da Estação com uma apresentação nesta sexta-feira (28), às 18h30, no hall da Estação das Artes, no Altiplano. Com o enredo “Cantigas de roda e as artimanhas do Boi da Cara Preta”, a quadrilha promete agitar o público com cantigas de roda tradicionais, cirandas e capelinhas puxadas pela banda de forró. A entrada é aberta ao público.                                         

Com apenas cinco anos de fundação, a Arco Verde já acumula oito prêmios conquistados em concursos, e está a dois anos no grupo A, da liga que reúne as sete melhores quadrilhas de João Pessoa – fator de enorme orgulho para o coordenador, Antonio Marques Moreira da Silva. “Desde quando sai do Bairro dos Ipês e me mudei para o Cidade Verde, há 12 anos, sofria com a falta de movimentação cultural na localidade e resolvi fundar a quadrilha”, lembra. “Foi então que percebi o apelo que a dança exercia sobre as famílias, que queriam usar a arte para ver seus filhos longe do perigo da criminalidade e das drogas”.

Foi o ‘pulo do gato’ para que a quadrilha crescesse em adesões – de apoios e integrantes (hoje são 46). As dificuldades para levantar dinheiro para figurinos, adereços e cenários, diz Antonio, são contornadas com o apoio dos comerciantes locais (que, na ajuda, vêem uma oportunidade de ter o nome do bairro levado para fora) e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Os ensaios levam seis horas por semana, todo sábado e domingo, na Escola Municipal Anayde Beiriz. Antonio Marques também dança, ao lado da mulher e do filho, de 21 anos.

“O tempo que media entre concepção e performance pronta demora um ano”, calcula Assis Pereira, pesquisador da equipe responsável pela criação do enredo e articulação com letrista e coreógrafo. “Quando achamos que podemos descansar, já começa outro ano”, completa. “No fim, ficamos muito satisfeitos com o que fazemos”, orgulha-se Antonio. O resultado é uma agenda lotada, com uma média de 15 apresentações no mês de São João.

Serviço:

Quadrilha Arco Verde

Data: sexta-feira (28)
Horário: 18h30
Local: hall de entrada da Estação das Artes

Informações: 3214-8303/8270
Contato: Antônio Marques Moreira da Silva, coordenador da Arco Verde (8713-8830).
Entrada gratuita
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb,
Twitter: @estacaocb