Rádio pé de poste alerta sobre a violência contra mulher, na Lagoa
Para chamar a atenção da população sobre a violência contra a mulher, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) montará no Parque Solon de Lucena (Lagoa) uma estrutura de rádio pé de poste. A ação acontece nesta sexta-feira (21), a partir das 9h, e tem a parceria da Associação de Prevenção à Aids (Amazona).
A atividade faz parte do projeto de formação do Centro de Referência da Mulher que, junto com a Amazona, trabalhou durante uma semana com adolescentes e jovens de baixa renda sobre a temática da violência de gênero, associando ao trabalho que a entidade faz com rádios comunitárias da grande João Pessoa.
O resultado das oficinas foi a produção do CD Radcom Mulher, que traz spots sobre a temática, uma rádio-novela relatando a história de uma jovem que sofre violência do seu parceiro, um debate sobre a Lei Maria da Penha, hip hop e a interpretação do cordel A história de Rosa, que retrata a vida Rosângela, vítima de violência doméstica e tortura em junho de 2006.
A coordenadora de Políticas para as Mulheres, Douraci Vieira, revelou que o objetivo da atividade é provocar na sociedade, através do rádio, o debate sobre a violência contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha. O rádio, além de ser um instrumento popular, consegue interagir com a população. O programa foi construído pelos jovens e adolescentes das rádios comunitárias de diversos bairros da Capital, estimulando o protagonismo juvenil. Vamos para a rua apresentar o resultado de um processo rico, bem como reafirmar nossa campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, destacou Douraci.
Fizeram parte da formação e da produção do CD Radcom os jovens e adolescentes das rádios comunitárias Voz Popular, da comunidade São Rafael; Independente, do Timbó; Maré Alta, de Casa Branca; Sintonia, da Ilha do Bispo; Diversida, do Jardim Veneza e Nossa Rádio, do Conde (Centro e Pousada).