Rafael Guarato apresenta espetáculo “Alça de Balde” na Estação Cabo Branco

Por - em 747

Cred..Antonio Carlos LorenzettA prática artística da dança e todas as suas duplicidades de sentidos podem ser vistas no espetáculo “Alça de Balde”, que o dançarino Rafael Guarato apresenta neste domingo (18), no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, às 17h. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

No espetáculo, o dançarino faz uso de um repertório gestual advindo das danças urbanas, a exemplo do “popping, bboyng e finger tutting”. A partir das lesões sofridas pelos dançarinos, o artista investigou novos padrões de movimento na dança. A “alça de balde”, no joelho direito, impulsionou o corpo urbano a outras formas de se mover, alterando a dança no corpo.

“Alça de Balde” foi concebido pelo próprio Rafael Guarato e tem duração de 25 minutos. “A alegoria do espetáculo é utilizada para tratar de ambiguidades historicamente forjadas pelo fazer artístico, tendo a modernidade como suporte em que emergiu a possibilidade de reivindicação de seu status como campo específico de atividade humana, possuidor de regras, domínios, dinâmicas e conhecimentos peculiares, alavancando aquilo que, grosso modo, chamamos de autonomia”, explica o artista no encarte do espetáculo.CredAntonio Carlos Lorenzett

Essa autonomia, segundo ele, é parcial, pois se centrou em aspectos estritamente estéticos da arte como algo constituinte e constituído por crises, choques, instabilidades, ao passo que, ambiguamente, requisita estabilidade em outros campos da vida. Eis a situação do artista na contemporaneidade, ele busca se reencontrar num tempo em que seu ofício lhe solicita a crise, frente um projeto de sociedade que propõe a busca pela estabilidade.

Rafael Guarato explica ainda que, nesse processo, como uma alça de balde, solta, mas ao mesmo tempo fixa em certos alicerces, o discurso de manutenção, estabilidade (econômica e política) aos artistas, passa a conviver com a reivindicação de instabilidade do modo de fazer.

Rafael Guarato – É natural de Uberlândia (MG), mas reside em Goiânia (GO). Estudou  na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade Federal de Uberlândia. Foi professor de dança na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). Atualmente é professor na Universidade Federal de Goiás.

Serviço:

Alça de Balde

Atração: Dançarino Rafael Guarato

Domingo (19)

Hora: 17h

Local: Auditório da Estação Cabo Branco

Entrada gratuita

Fones: 3214.8270 ou 3214.8303.

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco

Twitter: @estacaocb

Ficha Técnica:

Ano: 2013

Duração 25 minutos

Concepção e interpretação: Rafael Guarato

Créditos de imagens: Marcos Ribeiro

Produção e iluminação: Sacha Witkowski

Trilha Sonora: Boards of Canada – Gyroscope e Karlheinz Stockhausen – ‘Gesang der Junglinge’

Contato para imprensa:

Antônio Alcântara

Fone: 9924.9418