Rede Feminina de Combate ao Câncer participa do ‘Chá com Arte’ da Estação Cabo Branco
Adriana Crisanto
Os membros da Rede Feminina de Combate ao Câncer da Paraíba participam do Projeto “Chá com Arte” da Estação Cabo – Ciência, Cultura e Artes, nesta quarta-feira (26), a partir das 14h, na Sala de Práticas Educacionais, localizado ao lado do estacionamento da casa. A entrada é aberta ao público.
A coordenadora do projeto Chá com Arte da Estação Cabo Branco, Maria Hawley, explicou que o encontro deste mês é direcionado a todas as questões que envolvem o universo feminino, desde a violência contra a mulher a questões ligadas a saúde, mas especialmente nesta quarta-feira (26), estará sendo falado sobre a importância da prevenção ao câncer e o Outubro Rosa.
Além das conversas, regadas a chá com bolachas e bolos, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, localizada no bairro de Jaguaribe, estará discutindo sobre os meios de prevenção ao câncer na sua fase inicial. A Rede é uma organização Sem Fins Lucrativos, que mantém uma Casa de Apoio ao Portador de Câncer, onde são recebidos pacientes de diferentes partes do País. A Casa de Apoio ao Portador de Câncer tem quase uma década de funcionamento, tem uma história que se confunde com a da própria Rede Feminina de Combate ao Câncer, pois é fruto de um trabalho desenvolvido com base na solidariedade e ajuda das pessoas, em benefício do paciente carente.
No ano de 1996, a convivência diária da Rede Feminina com o Hospital Napoleão Laureano, permitiu o conhecimento real das precárias condições da maior parte dos portadores de câncer que se deslocam das cidades do interior, em busca de atendimento médico. A sombra das mangueiras do Hospital Napoleão Laureano era o local que lhes servia de abrigo enquanto esperavam ser atendidos. Essa realidade fez com que a Rede Feminina de Combate ao Câncer (sem abandonar as suas atividades originais e prioritárias) iniciasse um trabalho de arrecadação de recursos financeiros, por meio da realização de eventos de cunho social, sensíveis ao problema dos pacientes portadores de câncer. Assim, com obstinação, perseverança e apoio da sociedade, foi concluída a Casa de Apoio Dr. Luiz Wylmar Rodrigues Neto, a 500 metros do Hospital Napoleão Laureano.
A Casa de Apoio ao Portador de Câncer serve de abrigo e fornece alimentação a pacientes de ambos os sexos, acima dos 18 anos, portadores de câncer, que não residem em João Pessoa e que não dispõem de meios para arcar com despesas de alojamento, alimentação e remédios.
“O Chá com Arte desta quarta-feira é também a forma da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes apoiar a campanha do Outubro Rosa e alertar, sobretudo as mulheres, para importância do diagnóstico feito com antecedência e sua cura imediata”, acrescentou a coordenadora Maria Hawley.
Os convidados do Chá com Arte são também o grupo da terceira idade, que são frequentadores assíduos das atividades educativas, artísticas e culturais da Estação Cabo Branco. O chá será animado com uma encenação teatral dos atores José Carlos e Wellandro Duartes, que estarão interagindo com os participantes.
Projeto Chá Com Arte – Consiste em encontros mensais de fim de tarde, com grupos da Terceira Idade, convidados para uma tarde aconchegante e proporcionando um momento de interação social.
SERVIÇO:
PROJETO CHÁ COM ARTE
Grupo convidado: Rede Feminina de Combate ao Câncer da Paraíba.
Quarta-feira (26)
Hora: 15h
Tema: Outubro Rosa
Programação: Apresentação teatral com atores de teatro José Carlos e Wellandro Duarte
Local: Sala de Práticas Educacionais
Fones: 3214.8270 – 3214.8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Entrada gratuita
CONTATO PARA IMPRENSA
Coordenadora do projeto – Maria Hawley
Fone: 98719.9730