Renata Arruda lança CD e grava DVD neste domingo no Centro Cultural Casa da Pólvora

Por Juneldo Moraes - em 842

A cantora Renata Arruda se apresenta neste domingo (28), a partir das 16h30, no Centro Cultural Casa da Pólvora, no lançamento do CD – e gravação do DVD – “Nordeste in Natura”, encerrando a programação do Pólvora Cultural do mês de abril. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope) e faz parte do AnimaCentro.

No show deste domingo, haverá a participação especial de Vó Mera e Meire Lima, com abertura do Maracatu Nação Pé de Elefante. Na apresentação, Renata será acompanhada por Marcelo Macedo (guitarra), Chico Correia (programação), Pablo Ramires, Cassicobra (percussão), Lucas Dan (acordeon), pianos e sintetizadores), Geno Costa, Graziele Vilanueva, Polyana Resende e Meire Lima (vocal).

O disco “Nordeste in Natura” traz músicas autorais de Renata Arruda e Paola Tôrres, médica, cordelista e escritora, e conta com participações de Ney Matogrosso, Elba Ramalho e Chico César. O projeto é patrocinado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apresentando um recorte do Nordeste resgatando o prazer genuíno de cantar e festejar os ritmos e crenças.

As 12 faixas que compõem “Nordeste in Natura” foram feitas há cerca de dez anos e ficaram guardadas à espera do momento certo de serem mostradas ao público. O disco incorporou em sua linguagem os tambores, as congas, as alfaias, os ganzás e os pandeiros. O pisado do coco, o grito do maracatu, o bailado das yabás, a felicidade do Mateus e a simbologia da “Calunga”, são o mote desse novo trabalho de Renata Arruda

A artista – Cantora, compositora e poetisa, Renata Arruda, nascida na Paraíba, cantou e foi influenciada ao longo de sua carreira por vários compositores nordestinos, entre eles, Chico César, Jackson do Pandeiro, Zé Ramalho, Luís Ramalho, Vital Farias, Dominguinhos, Luís Gonzaga, Nando Cordel e Lenine, entre outros, alguns dos quais, ainda hoje, são seus amigos.

Lançou oito CDs, Traficante de Ilusões (1993), Renata Arruda (1996), Um do Outro (1999), Por Elas e Outras (2003), Pegada (2005), Deixa (2008), Roda de samba (2013) e Marcas e sinais (2014), que deu origem ao DVD homônimo, o segundo de sua carreira. Antes, ela tinha lançado o DVD “Pegada” (2005). Renata publicou o livro de poesias “Nua” (2016), que inclui CD e DVD, com participação de vários artistas.

O projeto – O Pólvora Cultural faz parte do AnimaCentro, programa que tem como objetivo ocupar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão com uma programação cultural diversificada no Parque da Lagoa, Praça da Independência, Hotel Globo, Praça Rio Branco, Pavilhão do Chá, Centro Cultural Casa da Pólvora, Casarão 34 e Praça Antenor Navarro.

Serviço

Pólvora Cultural

Atração: Renata Arruda

Local: Centro Cultural Casa da Pólvora (Ladeira de São Francisco, s/n – Centro)

Dia: Domingo (28)

Hora: 16h30

Classificação: 16 anos

Evento gratuito