Representantes de vários credos pedem respeito no Dia de Combate a Intolerância Religiosa
Em comemoração ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, a Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção à Igualdade Racial, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), participou nesta quarta-feira (21) de um encontro com lideranças para discutir o desrespeito à diversidade religiosa na Capital. Na próxima sexta-feira (23), às 15h, acontecerá uma caminhada no Parque Solon de Lucena, a Lagoa, em alusão a data comemorativa.
O evento foi organizado pelo Fórum de Diversidade Religiosa da Paraíba e pela Comissão de Promoção à Igualdade Racial e Diversidade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção à Igualdade Racial. O encontro desta tarde aconteceu no auditório da OAB/PB, em João Pessoa.
De acordo com o coordenador de Promoção à Igualdade Racial, Nivaldo Pires Carneiro da Cunha no evento foi discutido a importância da tolerância religiosa. “Muitos representantes apresentaram suas demandas no encontro e a maioria girava em torno da falta de respeito às diversidades religiosas. Vivemos em um país essencialmente cristão, por esse motivo, as pessoas olham com um olhar preconceituoso para as diferenças, principalmente as religiões de origem africana. Lamentavelmente, nossa sociedade foi doutrinada a agir dessa forma e isso precisa mudar. É inaceitável”, afirmou.
Ele completou destacando que os representantes civis e do poder público, tanto municipal quanto estadual estão engajados na causa em prol do respeito. “Todas as religiões merecem acolhimento e espaço na sociedade. É preciso acabar com a ideia de que apenas religião A ou B salva. Ser um estado laico significa haver neutralidade religiosa. A atual gestão da prefeitura entende e respeita a diversidade, seja qual for o tipo”, concluiu Nivaldo Cunha.
A II Caminhada de Combate a Intolerância Religiosa acontecerá na próxima sexta-feira (23). A Concentração acontece no Parque Solon de Lucena (Lagoa), às 15h. De lá, os participantes seguem para a Praça João Pessoa onde acontece um ato público e em seguida para o Ponto de Cem Reis. No local, acontecerão apresentações de diversos segmentos religiosos.