Representantes para o Conselho de Igualdade Racial serão escolhidos nesta quarta

Por - em 786

A Coordenadoria Municipal de Promoção à Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) reúne nesta quarta-feira (28) a sociedade civil, representantes do poder público e lideranças de movimentos raciais às 8h30 Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Paraíba (Sintel-PB), para planejar a criação do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial.

A proposta é que Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Compir) seja um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador integrante da estrutura básica da Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e da Igualdade Racial. O projeto de lei tem por objetivo viabilizar a implementação de Políticas Públicas para a população negra, quilombola, povos indígenas e tradicionais de terreiro em João Pessoa.

Nesta quarta-feira (28), serão escolhidos também dez representantes da sociedade civil, sendo um de cada um dos seguimentos a seguir: mulheres negras, juventude negra, comunidade quilombola, povos indígenas, povos de terreiro, movimento negro da Paraíba, cultura negra, movimento Hip Hop, saúde da população negra e movimento de capoeira. Além desses, serão escolhidos 10 representantes da administração pública municipal.

O Compir tem o objetivo de, dentro do Município de João Pessoa, combater o racismo, o preconceito e a discriminação racial, reduzir as desigualdades raciais, ampliar o processo de controle social, garantir à população negra povos e comunidades tradicionais a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.