Reunião define lema de João Pessoa para Conferência das Cidades

Por - em 624

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) reuniu diversas secretarias, Ongs, sindicatos e sociedade civil para a primeira reunião preparatória para a Conferência das Cidades, etapa municipal. O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (8), no novo prédio do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. A partir das decisões tomadas nesses encontros, serão encaminhadas as diretrizes para a etapa estadual e nacional.

O lema que irá guiar as discussões que serão levadas à etapa municipal de 2013 é ‘Por uma cidade com desenvolvimento sustentável, com diálogo e participação’. O lema proposto está dentro da discussão nacional, cujo tema é ‘ Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já’.

De acordo com Rômulo Polari, secretário de planejamento da PMJP, foi dada a largada para que a gestão municipal atue de forma democrática junto com a sociedade civil. “Essas reuniões têm o objetivo de preparar a cidade para a Conferência. Vamos definir uma agenda para discutirmos e pensarmos a cidade de modo sustentável. Essas reuniões também servem para termos uma boa consciência da realidade do município”, afirmou. Outras reuniões acontecerão até o mês de maio, quando está marcada a etapa municipal.

Representantes – Nas reuniões que serão realizadas em João Pessoas também serão definidos os delegados que representarão a cidade nas etapas estadual e nacional. “Queremos ouvir a sociedade civil, empresários e ongs para transformar essas discussões em diretrizes que servirão para políticas públicas”, disse Josenilton Feitosa, secretário adjunto da Secretaria Governamental e Articulação Política (Segap).

Os delegados serão os responsáveis por representar o que será decidido em todas as etapas posteriores à municipal.

Conferência – A Conferência das Cidades foi criada pelo Ministério das Cidades para consolidar a parceria entre os governos e a sociedade civil – construir um modelo de política urbana com a participação efetiva dos municípios.

O objetivo da Conferência é identificar os problemas enfrentados pelas microrregiões no crescimento urbano, e elaborar propostas para a diminuição da desigualdade social e o desenvolvimento funcional dos municípios, sem degradar a natureza. Esse diagnóstico fundamentará as novas diretrizes do Governo Estadual para o desenvolvimento regional.

A Conferência das Cidades acontece com intervalos de dois ou três anos, quando também são eleitos os membros do conselho.