Reunião discute capacitação de profissionais da saúde no atendimento a usuárias LGBT

Por - em 805

reuniai_lgbt_foto_corneliofelipeUma reunião entre a Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial com representantes da sociedade civil organizada definiu a criação de oficinas para capacitar profissionais da saúde da Capital no atendimento a mulher LGBT. O encontro aconteceu na tarde desta terça feira (9) na sede da Coordenadoria, no Paço Municipal.

Segundo Lidijandia Santos, assessora especial da Coordenadoria LGBT, a cidade de João Pessoa será a primeira a desenvolver uma metodologia para a capacitação de profissionais na área da saúde para o atendimento as mulheres lésbicas.

“Existem mulheres que não conseguem acessar o Sistema Único de Saúde por conta de preconceito institucional. Essa capacitação visa preparar o profissional tecnicamente para ajudar a desconstruir o racismo existente na sociedade com esse público, dando um tratamento especial para atender as especificidades da mulher lésbica e bissexual”, disse. As oficinas estão previstas para acontecer a partir da terceira semana de janeiro.reuniai_lgbt_foto_corneliofelipe (7)

A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), Ouvidoria do Município, Grupo Maria Quitéria, Movimento Bissexual, Conselho Municipal da Mulher e Conselho Municipal da Saúde.