Reuniões entre entidades discutem implantação do Conselho Municipal LGBT
A Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial se reuniu com representantes do Movimento do Espírito Lilás (Mel), Grupo de Mulheres Maria Quitéria (GMMQ), Associação das Travestis da Paraíba (Astrapa) e Movimento dos Bissexuais (MovBi) para debater a implantação do Conselho Municipal LGBT. O encontro ocorreu no Paço Municipal, esta semana.
Este tipo de conselho já existe em diversos estados e cidades brasileiras, sendo órgãos colegiados que devem cumprir a função do diálogo, debate e formulação das políticas públicas.
Adeilson Felix, assessor da Coordenadoria, explicou que um outro projeto foi elaborado no início deste ano, porém, foram verificados problemas no texto, que teve que ser reformulado. “O texto foi rediscutido com o Movimento LGBT, com a Coordenadoria e o Gabinete do Prefeito, e encaminhado para a Câmara de Vereadores. A nossa expectativa é que o Conselho Municipal LGBT seja implantado até 2015”.
O Conselho Municipal LGBT terá o papel de deliberar e implementar políticas públicas em João Pessoa. “Já temos o Conselho Nacional e o Estadual, agora teremos o municipal para fortalecer as políticas LGBT”, afirmou Adeilson.
Representação nacional – No final do mês de julho, aconteceu em Brasília a quarta Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Fonges – LGBT).
O Fonges é formado por 76 estados e cidades, e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) possui dois representantes: a coordenadora geral da Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Socorro Pimentel, e o assessor da pasta Adeilson Felix, que tomou posse na Comissão de Institucionalização da Política LGBT.
Na mesma oportunidade, Adeilson Felix foi colocado como candidato para representar o Nordeste no Comitê Nacional de Políticas Públicas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, órgão instalado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).