Revitalização da estátua de Iemanjá encerra ‘Novembro Negro’
Com uma caminhada partindo do Sesc – Cabo Branco em direção à Praça de Iemanjá, será inaugurada oficialmente neste domingo (24), às 15h, a restauração da estátua de Iemanjá, na Praia do Cabo Branco. A restauração foi promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e realizada pelo restaurador José Crisólogo da Costa. A solenidade faz parte do evento ‘Novembro Negro – Desconstruindo o Racismo e a Intolerância Religiosa’.
A restauração foi de responsabilidade da Coordenadoria de Patrimônio Cultural (Copac), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). Foram investidos no projeto R$ 7 mil.
O coordenador da Copac, Fernando Milanez Neto, ressaltou a importância do evento e da preservação dos monumentos culturais. “É importante debater sobre as relações étnico-raciais, no intuito de promover a igualdade racial e construir uma cultura de paz e respeito à diversidade étnica e religiosa. Já a preservação dos monumentos culturais é o retrato da cultura de um povo e a história da cidade”, disse.
Além desse monumento cultural, em homenagem a Iemanjá, a PMJP está realizando o levantamento de outras estátuas e prédios antigos que foram danificadas pela ação do tempo ou por vandalismo. A estátua de Iemanjá, por exemplo, sofreu ação de vândalos e teve a cabeça arrancada em abril deste ano.