Ricardo Brito e Hellayne Cristini levam jazz e samba para a Praça Rio Branco

Por - em 777

pianojazzO pianista Ricardo Brito e a cantora Hellayne Cristini abrem a temporada de shows de abril do projeto Sabadinho Bom, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Eles se apresentam neste sábado (5), a partir das 11h30, na Praça Rio Branco, Centro Histórico da Capital.

No show, intitulado “Choro-Jazz”, Ricardo Brito vai do choro brasileiro à expressividade do jazz americano. A formação instrumental tem trompete (Júnior Vasconcelos), trombone (Daniel Silva), contrabaixo (Poty), bateria (Jonas Andrade), flauta (Maropo) e o piano de Brito.

Bacharel em piano pela Universidade Federal da Paraíba, Ricardo Brito é efetivo do Coro Sinfônico da Paraíba. Além de participar como solista em eventos musicais da Capital, ele é tecladista e acordeonista da Pop Star Brasileira Lucy Alves e dos grupos instrumentais Escape Erudito e Meira Trio, onde pode exercitar a sua veia jazzística.

Ricardo já integrou a Orquestra de Violões da Paraíba, a IFPB Jazz Band, a Camerata Popular da Paraíba e a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. Acumulou experiência também como convidado da Orquestra Sinfônica do Pará e ao teclado e acordeão da Sinfônica da Paraíba e do grupo Baião de Três.

1557592_640418789355540_101930322_nSamba de História – A cantora pessoense Helayne Cristini é uma autodeclarada militante da cena musical local. Passou a se envolver ainda mais desde 2012, quando montou um recital de conclusão do seu curso em Música Popular, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), chamado “Mulheres Paraibanas”, cuja pesquisa debruçou-se sobre o trabalho de compositoras e intérpretes do Estado.

Neste ano, Helayne conquistou o prêmio de melhor intérprete do Festival de Marchinhas e Músicas Carnavalescas da Paraíba, com a música “Depois da Copa”. Neste Sabadinho Bom, ela interpreta canções que remontam à história  do samba, com “Volta por cima” (Paulo Vanzolini), “Canto das Três Raças” (Paulo César Pinheiro/Mauro Duarte), “É d’Oxum” (Gerônimo/Vevé Calazans), “Raiz” (Roberto Mendes/J. Veloso) e “Navegando Viverei” (Flávia Wenceslau).

Outra vertente da artista é a atuação em aulas de educação musical infantil e canto coral para crianças na UFPB. No momento, ela trabalha na concepção da gravação do primeiro CD.

Serviço:
Sabadinho Bom apresenta Ricardo Brito e Hellayne Cristini
Data: sábado (5)
Horário: das 11h30 às 16h
Local: Praça Rio Branco, Centro Histórico