Ricardo Brito e Nathalia Bellar levam jazz, choro e regionais para o Sabadinho Bom

Por - em 455

734604_412347645512433_425181771_nO projeto Sabadinho Bom, responsável por animar com chorinho e samba as tardes de sábado da Capital, encerra o mês de janeiro com os shows do pianista Ricardo Brito e da cantora Nathalia Bellar. As atrações, gratuitas, são uma promoção da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e estão previstas para começar às 11h30, na Praça Rio Branco, Centro.

Formado em piano e especializado em composição pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brito abraça com gosto o novo rumo de sua carreira, voltada agora para o jazz fusion. Autor de arranjos e sinfonias para a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e Banda 5 de Agosto, ele volta-se neste show para a mistura do jazz tradicional com ritmos como o chorinho, bossa e samba.

Entram na programação as músicas “Choro em silêncio”, de sua própria autoria, “Escorregando” e “Apanhei-te cavaquinho” (Ernesto Nazareth), “Noites cariocas” (Jacob do Bandolim), “Vou vivendo” e “Carinhoso” (Pixinguinha), “Homenagem à velha guarda” e “Um tom para Jobim” (Sivuca), e “João e Maria” (Chico Buarque). De passagem pelo Brasil, a cantora americana Gigi Macglahin, do grupo D.C. Choro, vai fazer uma participação especial.

Ricardo Brito é pianista efetivo do Coro Sinfônico da Paraíba. Atuou na Orquestra de Violões da Paraíba como solista e integrou o grupo Baião de Três, com o qual gravou um DVD. Também fez parte da Orquestra Sinfônica do Pará e atualmente compõe com o guitarrista Leo Meira e o baterista Gleidon Meira o Meira Trio.

A ficha técnica do grupo é: Poty Lucena (baixo), Jonas Casca (bateria) e Ricardo Brito (piano). 

Nathalia Bellar – A pessoense Nathalia Bellar começou a enveredar pela música aos 15 anos, quando ganhou do pai o primeiro violão. Passou a se dedicar ao estudo do instrumento nas horas vagas, influenciada pelo rock do Legião Urbana e até do pop açucarado de boy bands da época. Por fim, descobriu a música de Elis Regina e Maria Bethânia, as suas maiores referências atuais.

Para este sábado, ela preparou um repertório variado, que vai do regional aos medalhões do samba: “Além do samba, vou tocar ciranda, baião e o coco de Gonzagão e Jackson do Pandeiro”, adianta. Nathalia vai cantar versões de Cartola (“O mundo é um moinho”), Nelson Cavaquinho (“A flor e o espinho”), Chico Buarque (“Apesar de você”), Alceu Valença (“Ciranda da rosa vermelha”), João do Vale (“Carcará”) e Potyzinho Lucena e Kojak do Banjo (“O sol e o temporal”).

Como a maioria dos artistas, Bellar debutou em boates e bares da Capital e estendeu a experiência para eventos como o Recital de Música e Dança Cenated (2010), o Verão é Cultura e a Parada LGBT (2011), a Mostra Sesc de Música Paraibana de 2012 (onde apresentou e gravou a música “Pra Durar”, de autoria própria, e o Carnaval de Todos os Ritmos de 2013. 

Acompanham a cantora Nathalia Bellar, os músicos Betinho Muniz (teclados), André Correia (violino), Glauco Andrezza (bateria e percussão) e Adriano Ismael (baixo acústico). 

Serviço:

Sabadinho Bom apresenta Ricardo Brito e Nathalia Bellar

Data: sábado (25)

Horário: 11h30 às 17h

Local: Praça Rio Branco, Centro

Contatos: Ricardo Brito (8849-6252) e Nathalia Bellar (8701-2324)