Rinaldo Vitorinni e Andiara Freitas fecham mês de setembro do Sabadinho Bom

Por - em 702

Dina Melo

rinaldoO Sabadinho Bom, reduto da boa música celebrada em choro e samba tocada por artistas locais, fecha o mês de setembro neste dia 26, com Rinaldo Vitorinni e a cantora potiguar Andiara Freitas. As apresentações começam às 11h30 e seguem até as 16h, na Praça Rio Branco, no Centro Histórico, com promoção da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O violonista, arranjador e compositor natural de Santa Rita, Rinaldo Vitorinni abre os shows, trabalhando composições de Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Astor Piazzola, Jacob do Bandolim, Abel Ferreira, K-Chimbinho, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Baden Powell.

Vitorinni começou os estudos musicais aos 17 anos. Estudou violão popular na Escola de Música Antenor Navarro (Eman), violão de sete cordas no Conservatório Pernambucano de Música e formou-se em Artes/Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Colecionou concertos-solo com grupos de câmara e participações com o pianista Dhiego Heráclito e no Ton Ton Jazz, em São Paulo. Produziu para o artista Calazans Sabugy e para o CD de latin jazz “Afinidades”, que mereceu uma citação da revista Rolling Stone.

Andiara Freitas_Foto Tryce de Melo (1)Andiara Freitas – A potiguar traz à capital paraibana o seu show “Samba da Minha Terra”, mesmo título do seu primeiro álbum. Considerada revelação da última leva de cantores do Rio Grande do Norte, Andiara começou a carreira na infância, cantando e depois regendo coral. Foi solista em coro de igreja e atuou em pequenos espetáculos de bairro.

Aos 16, montou a sua primeira banda, Levada do Sol, e de lá para cá não parou mais. Esta apresentação terá a participação de dois percussionistas daqui: Tiago Almeida e Dandoca da Cuíca. “Samba do Apartamento” (Valéria Oliveira), “O Nauta Perdido” (Rick Ricardo/Jubileu Filho) e “Adeus” (Alexandre Siqueira), presentes no álbum, também estarão no show.

“Mas além das composições minhas e de artistas do ‘RN’, o meu projeto tende a valorizar o samba-canção e de partido alto de outras regiões do Brasil, como do mineiro Toninho Geraes, do baiano Nelson Rufino, do alagoano Djavan e do carioca Noel Rosa”, enumera.

Em 2014, Andiara gravou o “Samba da Minha Terra”, com bossa também. Vencedora do prêmio “Cantora Revelação” por duas redes de TV, teve a canção “Hoje é Samba” como uma das finalistas do Festival de Música Potiguar Brasileira, promovida pela Universitária FM. Atualmente, Andiara divide a vida entre o microfone e o trabalho como assessora, professora de Marketing e estudante de Administração e Artes Visuais.