Risco de desabamento faz Defesa Civil interditar 14 casebres em JP
A Defesa Civil de João Pessoa interditou 14 casebres na manhã desta terça-feira (17), quando realizava trabalhos de monitoramento em áreas de risco. As residências, cujas estruturas estavam em situação precária, ficam localizadas nas comunidades Paulo Afonso, em Jaguaribe, e Saturnino de Brito, no Varadouro. Paralelamente, a Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), faz o trabalho de cadastro, orientação e encaminhamento das famílias para abrigos provisórios e emergenciais quando é necessário.
De acordo com informações do engenheiro da Defesa Civil, Alberto Sabino, oito dos casebres foram interditados na Paulo Afonso e outros seis na Saturnino de Brito, perto da Praça Bela Vista. As famílias da Paulo Afonso têm cadastro no programa habitacional da Prefeitura e as casas estão em construção. Já aquelas da Saturnino de Brito mantêm cadastro em programas do Estado, afirmou. A estrutura desses casebres está comprometida. Algumas pessoas foram abrigadas em casas de parentes e outras encaminhadas para cadastro de Benefício Social da Sedes, afirmou.
A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular da Sedes, Cassandra Figueiredo, explicou que a equipe de assistentes sociais da Secretaria está fazendo rondas emergenciais até mesmo no período noturno. Na segunda-feira (16) à noite, estivemos nas comunidades Tito Silva, Chatuba e Padre Hildon Bandeira. Onze famílias foram abrigadas em locais disponibilizados pela associação de bairro e em equipamentos públicos, utilizados como abrigos provisórios. A Prefeitura também está dando apoio com colchões e acessórios, explicou.
Na manhã desta terça-feira, assistentes sociais da Sedes foram novamente às comunidades visitadas na noite anterior e também acompanharam a Defesa Civil na Paulo Afonso e Saturnino de Brito. A equipe está continuamente em monitoramento, fazendo os encaminhamentos necessários, garantiu a diretora.