Róger sedia encontro nordestino de Capoeira, a partir desta quinta-feira
O bairro do Róger será palco do 8º Encontro Nordeste de Capoeira Angola Palmares (Encap), que acontece a partir desta quinta-feira (6), às 9h, e vai até o próximo domingo (9), com a realização de oficinas, rodas de capoeira e apresentações culturais. O evento tem o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e seu objetivo principal é promover uma integração entre a comunidade local e a prática da capoeira, que tem se destacado como uma ação sócio-educativa para a construção de uma cultura de paz.
O coordenador do Grupo Angola Palmares, Dario Pereira, organizador do evento, disse que realizar pela oitava vez o encontro tem sabor de vitória. Ainda bem que o poder público municipal está aberto para promover as iniciativas dos grupos de comunidade, em especial da capoeira, da cultura afro-brasileira, citou.
Eles esperam reunir os diversos grupos de capoeira existentes em João Pessoa numa mesma roda. É certa a presença dos mestres Lázaro e Dunga, da Associação Brasileira de Cultura de Capoeira Angola Palmares, de Salvador (BA), levando o som dos berimbaus, atabaques e pandeiros aos becos e ruas do Róger.
Programação As oficinas têm início na quinta-feira (6), a partir das 9h, no Centro de Referência de Cidadania (CRC) do Róger, e contam com temas variados. Câmera na mão, capoeira nos pés será ministrada pela premiada fotógrafa Mônica Câmara; Penteado à moda afro será realizada por Nina Nascimento e Girlene Silva e ainda nas Batidas do Maculelê, pela instrutora Malu Farias, do grupo organizador da atividade. Na quinta (6) e sexta-feira (7), pela manhã e à noite, acontecem as oficinas Capoeira Angola e Floreios de capoeira por instrutores de Salvador e de João Pessoa.
Os iniciantes no mundo da capoeira serão batizados durante o encontro. Os rapazes terão sua roda de batismo no Beco, no conjunto Asa Branca (mais conhecido como Mutirão), às 15h30 desta quinta-feira. Já as mulheres serão batizadas no sábado (8), às 16h, na pracinha do Baixo Róger.
O Grupo Capoeira Angola Palmares abre a roda de diálogo no CRC Róger, às 9h do sábado (8), tendo como tema do 8º Encap: Sou discípulo que aprendo, sou mestre que dou lição. Mestres, contramestres, professores, alunos, comunidade e convidados conversarão sobre o que é ser mestre capoeirista, os anseios, desejos, frustrações e responsabilidades desta arte.
A partir das 15h30, o 8º Encontro Nordeste de Capoeira Angola Palmares volta para a rua em frente ao ginásio do clube Guarani, no Baixo Róger, onde acontece o desfile de penteados afros, as apresentações de dança afro com o Grupo Orum Aiê, do Róger, e de maculelê, show de capoeira com as crianças do Grupo Angola Palmares, finalizando com a apresentação da bateria da Escola Império do Samba, daquele bairro.
O encerramento acontecerá na praia de Cabo Branco, com uma grande roda de capoeira na Festa de Iemanjá (dia 8) e muitas outras exibições de capoeiristas. Vamos mais uma vez estar junto com o povo das religiões de origem africana em nossa cidade para celebrar Iemanjá, salientou Malu Farias.
Mais informações no Centro de Referência de Cidadania do Róger, fone 3241-1718, ou através dos e-mails dariopalmares@yahoo.com.br e malupalmares@yahoo.com.br.
Programação
Quinta-feira (6/12)
9h às 11h – Oficinas: CRC Róger
– Maculelê – Malu Farias
– Penteado-afro – Nina Nascimento/Girlene Silva
– Fotografia – Mônica Câmara
16h às 17h30 – Roda no Beco (batizado)
19h30 às 21h – Oficina de Capoeira Angola – Mestre Lázaro
Sexta-feira (7/12)
9h às 11h – Oficinas: CRC Róger
Capoeira Angola – Mestres Lázaro, Dunga e contramestre Gilmário
Maculelê – Malu Farias
Penteado-afro – Nina Nascimento/Girlene Silva
Fotografia – Mônica Câmara
16h às 17h30 – Roda na Pracinha (batizado feminino)
19h30 às 21h – Oficina
Capoeira Angola – Mestre Lázaro
Sábado (8/12)
9h – CRC Róger – Roda de diálogo: O que é ser mestre? Anseios, desejos, frustrações e responsabilidades.
15h30 às 16h – Apresentações culturais:
Dança afro – Grupo Orum Aiê
Maculelê e capoeira – Grupo Angola Palmares
16h às 18h30 – Roda em frente ao Guarani (batizado e troca de cordéis)
18h30 Bateria da Império do Samba
20h às 21h – Roda na Festa de Iemanjá.