Romero Sousa encerra ciclo de palestras para artesãs

Por - em 324

Palestra_estaçã da Moda_foto_JulianaSantos 064 (35)“Saio da palestra com mil coisas na cabeça”. O depoimento da crocheteira Lena Santos resume bem o que foi a palestra do estilista Romero Sousa no encerramento do ciclo de palestras “Um olhar contemporâneo”, realizado pela Estação da Moda em parceria com o Sebrae. Ao “passear” pelas produções artesanais que criou ao longo da carreira, Romero inspirou e provocou nas artesãs o desejo pela inovação.

“Quando fui convidada para participar do evento, criei uma expectativa muito grande e, felizmente, fui atendida. Saio bem satisfeita, com mil coisas na cabeça”, disse a crocheteira Lena Santos, ao fazer um balanço dos três dias de evento. “O nosso crochê tem muita qualidade, mas avalio que precisa de uma repaginada. Ele tem tudo para crescer e cair no mundo e acho que o evento de hoje abriu os nossos olhos para isso”, acrescentou.

Romero Sousa, que também é coordenador da Estação da Moda, falou sobre inovação artesanal, a partir da sua experiência com diversos produtos, desde os acessórios criados com a marca Z-AZ até os trabalhos de consultoria em comunidades de várias regiões do Estado, a exemplo do Brejo e Cariri. “A ideia era justamente provocar as artesãs para que elas se sentissem motivadas a inovar e valorizar seus produtos. O artesanato tem tudo para se tornar a bola da vez e elas precisam estar antenadas para não perder o bonde”, ressaltou o estilista.

O evento destinado as artesãs de João Pessoa começou no início do mês e também contou a participação da estilista Fernanda Yamamoto (SP) e da consultora de imagem Meri Grossi (MG). As palestras ocorreram no auditório do Shopping Sebrae, para artesãs indicadas pelas instituições parceiras: Sebrae, Secretaria de Desenvolvimento Social do município (Sedes), Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), João Pessoa Artesã (JPA) e o Programa de Artesanato da Paraíba (PAP).

Estação da Moda – É um Centro Vocacional Tecnológico ligado a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municial de João Pessoa (PMJP). Trata-se de um espaço destinado à capacitação tecnológica por meio do ensino profissionalizante de corte e costura em máquinas industriais. Além dos cursos permanentes oferecidos pelo CVT, a Estação da Moda ainda realiza projetos e promove eventos voltados para a capacitação, criação e difusão do setor da moda.