Ronaldo Fraga cria novos desenhos para coleção desenvolvida por artesãs da Penha

Por - em 1007

oficinaartesanato_foto_ronaldofraga_gilbertofirmino (60)O estilista Ronaldo Fraga e a primeira-dama de João Pessoa Maísa Cartaxo se reuniram, na tarde desta terça-feira (03), com as artesãs da Praia da Penha que confeccionaram a coleção de biojoias Sereias da Penha – peças feitas com escamas de peixe. A coleção, que no início do ano foi exposta no Craft Design, em São Paulo, está recebendo novos materiais e desenhos criados por Ronaldo Fraga.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Trabalho, Produção e Renda, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), possibilitou que as mulheres artesãs se capacitassem, tendo uma nova atividade econômica.

Maísa Cartaxo, que é coordenadora do projeto, destaca que a iniciativa entra num segundo módulo, onde após a capacitação, as mulheres passam agora a desenvolver peças com mais qualidade, o que valoriza ainda mais o trabalho das artesãs paraibanas. “É muito gratificante ver as mulheres se dedicando e sendo reconhecidas pelo artesanato que estão produzindo. Isso mostra o sucesso do projeto, que ofereceu novos horizontes para elas”, afirmou.

Essa é a segunda vez que o estilista Ronaldo Fraga vem a João Pessoa. Em novembro de 2014, ele ministrou um curso de capacitação voltado exclusivamente para as artesãs da praia da Penha, que até então não tinham tido contato com o artesanato.

Para o renomado estilista, uma descoberta que para o mundo da moda é uma prova do valor da mulher paraibana. “Algo que me impressiona, e eu sempre falo pelos quatro cantos do País, é a força da mulher da Paraíba. A mulher paraibana tem na alma uma coisa transformadora. E isso fica muito claro na sua cultura, como na música que dialoga com a gastronomia, que dialoga com a literatura, e se transforma em arte popular”, ressaltou.