Ronaldo Fraga trará a João Pessoa mesmo desfile apresentado no SPFW

Por - em 715

Wanja Nóbrega

As biojoias desenvolvidas pelas artesãs do projeto Sereias da Penha vão ganhar novamente as passarelas. O desfile assinado pelo estilista e designer Ronaldo Fraga e apresentado no São Paulo Fashion Week (SPFW), em abril deste ano, será apresentado para o público pessoense, no dia 6 de agosto, na Estação das Artes Luciano Agra, no Altiplano.

De acordo com Fátima Carneiro Souto, coordenadora do projeto de extensão Economia Criativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o desfile faz parte da programação do projeto para o segundo semestre e tem como proposta ampliar a divulgação do trabalho das artesãs da Penha, cujas peças produzidas com linhas de pesca, fios de cobre e escamas de peixe ganhou notoriedade em nível nacional, graças do desfile de Ronaldo Fraga.

Consta na programação de agosto, também, uma exposição de Ronaldo Fraga, onde ele colocará à disposição do público toda a metodologia utilizada para desenvolver o projeto Sereias da Penha, desde a concepção das peças até o envolvimento das artesãs da comunidade e a escolha dos materiais.

Decoração – Outra novidade do Sereias da Penha para o segundo semestre deste ano serão as oficinas para produção de peças de decoração, com os mesmos materiais utilizados nas biojoias. Fátima Souto informa que na primeira semana de julho, Ronaldo Fraga virá a João Pessoa para selecionar as artesãs que irão trabalhar nessa nova etapa do projeto. “As interessadas deverão já dominar outras habilidades manuais, como crochê, bordado, tricô e renda renascença, que o estilista pretende incluir nos trabalhos”, completou a coordenadora.

Parceria – O projeto Sereias da Penha é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, por meio do programa João Pessoa Artesã (JPA), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o IFPB, onde cada ente tem um papel bem definido, mas todos têm em comum o objetivo de possibilitar a inclusão social por meio do empreendedorismo e com apropriação da cultura local na comunidade da Praia da Penha.