‘Sabadinho Bom’ e ‘Do Rock ao Brega’ animam a véspera do Dia dos Pais

Por - em 770

banda_osornoA animação do projeto Sabadinho Bom deste sábado (10) ficará por conta de Ivan Martins e banda que tocarão clássicos do choro, a partir das 12h. Às 15h, o suingue dos sambas ficará por conta de músico gaúcho Ricardo Gonçalves. Para fechar a programação, a partir das 19h haverá, excepcionalmente, devido à véspera do Dia dos Pais, o projeto ‘Do Rock ao Brega’, com shows da Banda Osorno e, em seguida, a Banda Omelete.

O projeto Sabadinho Bom é uma realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), e é realizado na Praça Rio Branco, no Centro Histórico da Capital.
A primeira atração do Sabadinho Bom, Ivan Martins, é de Cruz do Espírito Santo e tem mais de 40 anos dedicados à música, em especial, à sanfona. Ivan Martins, em duas horas de apresentação, tocará clássicos do choro,  a exemplo de “Homenagem a Jackson do Pandeiro” e “Chorinho pro Miudinho”, ambas de Dominguinhos;  “Carinhoso” e “Lamentos” de Pixinguinha em parceria com Vinícius de Moraes.

Ivan Martins integrou a Orquestra da Rádio Tabajara nos anos de 1960 e acompanhou artistas em turnês como Antônio Barros e Cecéu, Benito de Paula e Beto Brito. De sua autoria, “Lá em João Pessoa” foi gravada pelo cantor Flávio José. Na apresentação deste sábado, Ivan Martins será acompanhado por Pelágio (violão de sete cordas), Arnoud (flauta), Moura (Pandeiro) e Paulo Barreto (violino).

Samba – Na segunda parte do projeto Sabadinho Bom, às 15h, o músico Ricardo Gonçalves apresentará um show composto por sambas de raiz que vai de Arlindo Cruz a Agepê, de João Bosco a Zeca Pagodinho, de Almir Guineto ao samba-rock de Caetano Veloso. Com mais 30 anos de música, o gaúcho radicado em João Pessoa desde 2002 se apresentará ao lado de Jonas Casca (bateria), Lúcio (guitarra), Ricardo Brito (teclado), Wagner Mesquita (cavaquinho), Novinho (percussão).

Uma particularidade na apresentação de Ricardo Gonçalves para esta primeira participação do artista no Sabadinho Bom é que o músico vai ler textos sobre como alguns dos sambas foram compostos. “Vou apresentar ao público, além das músicas, as curiosidades sobre algumas canções. No geral, a expectativa é a de que o público curta e cante junto”, disse.

Rock e Brega – Na véspera do Dia dos Pais, a Funjope estende a programação do sábado com a edição do “Do Rock ao Brega”, a partir das 19h, logo após o samba, com os shows da banda Osorno e encerra com os irreverentes integrantes da Banda Omelete.

A Banda Osorno tem como marca a irreverência ao unir no palco música, dança e brincadeiras. Em ritmo de rock, os integrantes transformam canções de vários estilos para o universo da irreverência. O grupo tem um repertório bem diversificado que vai de Guns N`Roses a Reginaldo Rossi. Em 2009, a Osorno se apresentou em Portugal e na Espanha.

O encerramento da noite será em grande estilo com a Banda Omelete que tem forte identificação junto ao público da Paraíba, inclusive, por ser um das precursoras no estilo que une o brega e a irreverência. A Banda Omelete tem no currículo apresentações em casas de shows e eventos públicos, a exemplo da Festa das Neves.

No repertório, canções de Waldick Soriano, Reginaldo Rossi, Carlos Alexandre, Evaldo Braga, Maurício Reis, Genival Santos e muitos outros ícones da música brega, incentivando a participação do público. O grupo, que surgiu em 1993, é composto por Sérgio Lira (baterista), Hercílio Antunes (baixo), Carlos Lira (guitarra), Maurílio Carlos (trompete) e Sinfronio Lima (crooner).