‘Sabadinho Bom’ homenageia o Dia dos Jovens

Por - em 299

Os grupos ‘Em Canto e Choro’ e ‘Clube do Samba de Mesa’ são as duas atrações da Praça Rio Branco neste sábado (13), a partir das 12h. O projeto ‘Sabadinho Bom’ especial deste final de semana se estenderá com a programação voltada ao Dia do Jovem, que terá ainda o DJ Lord Alf e seu repertório de hip-hop, reggae e dubstep. A programação ampliada é resultado de uma ação integrada entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

Na apresentação deste sábado, o Em Canto e Choro promete fortalecer os valores culturais da música brasileira por meio do canto e do instrumental, no ritmo do choro. No repertório, estão canções de importantes compositores a exemplo de Cartola, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Antonio Callado, Ernesto Nazareth, Vinícius de Morais, Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa, Paulinho da Viola, João Nogueira e Ari Barroso. Para a apresentação no ‘Sabadinho Bom’, o grupo acrescentou também composições de Sivuca, do gaúcho Pedro Raimundo e de Ary Barroso.

O grupo, genuinamente paraibano, foi criado em 2011. Em Canto e Choro é formado por Francinete Socorro (voz), Raquel Dantas (violão), João Maria Oliveira (violão de sete cordas), Germana Mel Vinagre (pandeiro), Manoel Medeiros Linhares (cavaquinho) e Thallyana Barbosa (flauta). Na apresentação deste sábado, destaque ainda para a participação especial do acordeonista gaúcho Hélio Geovane Medeiros.

Atualmente, Em Canto e Choro está se preparando para lançar o seu primeiro álbum, como ressalta Francinete. “O novo CD está na fase de pesquisa e será uma miscelânea de repertório da Música Popular Brasileira, como choro e samba, com espaço também para o fado. Pretendemos lançá-lo ainda este ano”, afirmou. “O Sabadinho Bom é uma oportunidade de divulgar o nosso trabalho, pois se tornou um laboratório de formação de público e para o próprio artista”, acrescentou Francinete Socorro.

Clube do Samba de Mesa – O grupo foi fundado em 2006 a partir da reunião de amigos que apreciavam os principais clássicos do samba. No repertório, está a essência do estilo musical, traduzida nas composições de João Nogueira, Zé Keti, Noite Ilustrada, Demônio da Garoa, Martinho da Vila, Arlindo Cruz, Benito de Paula e Paulinho da Viola, só para citar alguns exemplos.

O Clube do Samba de Mesa é bastante conhecido do público pessoense. Ele possui projetos de samba semanais, executados em diferentes localidades da capital paraibana. Atualmente, o grupo está preparando o primeiro CD autoral.

Na apresentação do ‘Sabadinho Bom’ sobem ao palco os representantes desse trabalho que já tem mais de oito décadas de estrada – Wagner Mesquita (cavaquinho e voz), Jean Carlos (tantan), Emerson Negrito (pandeiro), Jeferson (violão de sete cordas), Tiago Pessoa (surdo) e Diego Boca (bateria).

Homenagem à juventude com DJ Lord Alf – O projeto “Abril pra Juventude” é uma realização da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer). O objetivo é celebrar o Dia dos Jovens, comemorado em 13 de abril, dando continuidade ao calendário de eventos relacionados às políticas voltadas a esse segmento na Capital. A programação começou nesta sexta-feira (12) e segue até o sábado (13), no ‘Sabadinho Bom’.

Assim, a programação especial do evento deste sábado terá sequência depois do show do Clube do Samba de Mesa. Na programação haverá ainda o DJ Lord Alf, cujo repertório inclui hip-hop, reggae e dubstep. Estão apoiando o evento o Coletivo Mundo e o Lyceu Paraibano.