‘Sabadinho Bom’ inclui samba e amplia duração
Além do genuíno choro brasileiro, as tardes do ‘Sabadinho Bom’ agora ficam mais extensas, com a inclusão de mais um estilo como segunda atração: o samba. O novo formato já começa a ser adotado neste sábado (2), quando se apresentam o músico Júnior do Cavaco e também o grupo Trem das Onze. O evento começa a partir das 12h. A realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
O coordenador da Divisão de Música da Funjope, Bebé de Natércio, explicou que a implementação do projeto já vinha sendo estudada pela atual gestão e tomou como base as solicitações do público. “Nesse novo formato, as atrações de choro começam no horário tradicional, às 12h. Em seguida, colocamos um grupo ou artista com repertório de samba”, disse. “Desta forma, continuamos atendendo ao mesmo público dentro de uma lógica estética de gêneros musicais”, argumentou.
Ainda de acordo com Bebé de Natércio, o novo formato do ‘Sabadinho Bom’ democratiza mais o acesso à cultura e entretenimento. “Porque ao mesmo tempo, ampliamos a duração do evento para que os trabalhadores do comércio, que saem tarde de seus serviços, também possam participar e não apenas aquelas pessoas que vão ao Centro e têm condições de assistir a uma apresentação mais cedo”, observou.
Júnior do Cavaco e Trem das Onze – quem vai inaugurar o novo formato do ‘Sabadinho Bom’ é o músico Júnior do Cavaco. Ele começa a tocar a partir das 12h. O artista tem 27 anos de idade e seu contato com a música começou ainda criança.
Além de se especializar no seu instrumento favorito, o cavaco, Júnior também toca outros como pandeiro, banjo, repenique e violão. Aos 17 anos de idade, passou a se apresentar em barzinhos, casas de festas, aniversários. Juntamente com amigos chegou a funda a banda Samba da Elite, com quem fez diversos shows, dividindo o palco com grupos como Exaltasamba, Sorriso Maroto, Délcio Luiz. Também chegou a fazer parte de outra formação, chamada Nosso Jeito JP.
Depois do choro, apresentado por Júnior do Cavaco, que sobe ao palco é o grupo Trem das Onze, que leva ao público do ‘Sabadinho Bom’ o melhor do samba.
O grupo é formado pelos músicos Chico Limeira, Regina Limeira, Paulinho Tazz, Tibério Limeira e Kayo Oliveira. O objetivo desse “trem”, que passou a fazer parte da cena cultural paraibana em 2008, é levar o samba, que vão desde Noel Rosa a outros grandes nomes como João Nogueira, Gilberto Pereira, Bezerra da Silva, Cartola, Chico Buarque, Geraldo Pereira.