Sabadinho Bom tem dobradinha musical feminina com EmCanto e Choro e Toque de Salto

Por - em 537

No Dia Internacional das Mulheres, o projeto Sabadinho Bom, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e, nesta edição, pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), traz uma dobradinha feminina nos vocais do chorinho e samba para a Praça Rio Branco, no Centro, a partir das 11h30. As atrações são as bandas pessoense EmCanto e Choro e a brasiliense Toque de Salto, que toca com participação da banda Absurdus, no show intitulado “Flores de Março”.

toqueNo repertório o público vai ser brindado com clássicos do choro e samba, pontuados por elegantes arranjos próprios, num show que eleva a balançante mistura da irreverência e alto-astral do samba com a riqueza timbrística do choro.

EmCanto e Choro – O grupo surgiu em 2011, com a proposta de fortalecer o chorinho sem se fechar para o diálogo com outros gêneros e produções que valorizam a música. Em sua trajetória, a banda tem se apresentado em ocasiões e eventos culturais da cidade, traduzindo o carinho e o respeito pelas composições incorporadas a muitos choros tradicionais.

O EmCanto e Choro é composto por Francinete Socorro (voz), Raquel Dantas EnCanto-e-Choro1(violão de seis cordas), João Maria Oliveira (violão de sete cordas), Leonardo Silva (clarinete), Germana Mel (percussão e pandeiro) e João Medeiros Linhares (cavaquinho), todos envolvidos também em projetos musicais paralelos.

Toque de Salto – A banda de Brasília, que tem duas paraibanas na formação, se encontra neste show com outro grupo feminino, a Absurdus, para comemorar 15 anos de estrada, no show chamado “Flores de Março”.

Formado só por mulheres, o Toque de Salto destaca-se por refinar o samba com precisos arranjos vocais e instrumentais, num repertório que privilegia músicas de sambistas  como Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Chico Buarque, Caetano Veloso, João Bosco, Gonzaguinha, Cazuza e Joyce. É na apropriação de sucessos desses artistas célebres que o grupo demonstra a sua força musical.

Seus shows, carregados de suingue, já percorreram estados como Minas Gerais, Goiás e Maranhão – quando elas participaram do Festival Internacional de Música de São Luís, tocando ao lado de Paulinho da Viola e de Alcione. Em 2003, o grupo foi porta-voz da divulgação do samba por países como Moçambique e Angola.

Em 2007 elas gravaram a faixa “Investida Fatal”, de Dona Ivone Lara, no CD da cantora Renata Jambeiro. O Toque de Salto é formado por Sandra Borges (voz e violão), Mônica Borges (voz e percussão), Silvana Moura (voz e percussão) e Marise Pinheiro (surdo e voz).

Serviço:

Sabadinho Bom apresenta EmCanto e Choro e Toque de Salto

Data: sábado (8)
Horário: 11h30 às 17h
Local: Praça Rio Branco, Centro