Salão de Turismo conhece ações da PMJP para roteiro integrado
As ações desenvolvidas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) na área do turismo mereceram espaço nos debates realizados no 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que que acontece em São Paulo até próximo domingo (30). Nesta quinta-feira (27), as atenções se voltaram para o Roteiro Integrado Civilização do Açúcar, que foi escolhido para ser apresentado como prática de ‘Cooperação Regional’, já que envolve cidades dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Na dimensão ‘Monitoramento’ foi apresentada a metodologia de pesquisa de coleta de dados em campo do Inventario Turístico de João Pessoa, que foi o primeiro dos 65 Destinos Indutores Turismo a implementar essa ferramenta de planejamento turístico. A consultora do Instituto Marca Brasil (IBM), Tânia Brizolla foi a mediadora da Mesa de Debates que teve como tema Práticas em Gestão dos 65 Destinos Indutores: Local e Regional e aconteceu no espaço Núcleo do Conhecimento.
Para o secretário de turismo da Capital (Setur), Elzário Pereira Júnior, que está participando do evento, foi muito importante a troca de experiências entre os destinos. É essencial que as cidades conheçam as ações que estão dando certo, para que possam se inspirar e implantar projetos semelhantes que gerem resultados positivos, comenta. Na quarta-feira (26), o ‘Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional’, desenvolvido na região metropolitana de João Pessoa foi apresentado como exemplo de turismo e inclusão social.
O salão – Promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur), o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. A estimativa do MTur é que sejam comercializados aproximadamente menos R$ 8 milhões em pacotes turísticos, passagens aéreas e outros produtos durante o evento que termina no próximo domingo (30) e deve atrair um público superior a 100 mil pessoas. O evento teve início na última quarta-feira (26).