Sambas, maxixes e choros-canções animam público do Sabadinho Bom

Por - em 425

Com um repertório que inclui músicas de compositores como Sivuca e Pixinguinha, o Grupo Oitavas no Choro volta a se apresentar neste sábado (13), no projeto Sabadinho Bom, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). O show tem início ao meio dia, na Praça Rio Branco, no Centro Histórico da capital e promete animar o público com um repertório mesclado de sambas, maxixes e choros-canções numa tradução fiel da beleza da música instrumental.

O grupo pessoense foi fundado em 2009, a partir do reencontro de alguns amigos músicos, que quiseram expressar o desejo de ampliar e diversificar o cenário dos grupos de choro da cidade. O nome do grupo faz alusão a um dos intervalos musicais que ilustram as partituras dos choros, contribuindo com seus dinâmicos e complexos desenhos melódicos.

Fazem parte do ‘Oitavas no Choro’ os músicos Cornélio Santana (flauta transversal), Manoel Linhares (violão e cavaquinho), João Maria (violão de sete cordas), Edônio Alves (pandeiro) e Maryson Guga Borges (violão de seis cordas).

Sabadinho Bom – Considerado um dos projetos culturais que mais se adaptou ao ambiente central da Capital, o evento se fixou no calendário da cidade e a cada nova edição, conquista um público maior, formado por pessoenses e turistas.

A cada nova semana, o projeto apresenta o melhor do choro na voz e nos acordes dos principais grupos pessoenses e de cidades próximas, mas também abre espaço para a apresentação de atrações nacionais. O espaço onde é realizado o projeto ‘Sabadinho Bom’ foi revitalizado pela PMJP e faz parte do Conjunto Arquitetônico da Capital, sendo ainda Patrimônio Histórico Nacional.

Conhecida também como Praça do Erário, o logradouro está localizado em frente ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre as ruas Visconde de Pelotas e Duque de Caxias. O local foi recuperado graças a uma parceria do Iphan com o governo municipal.