Sead lança campanha educativa para servidores contra desperdício de recursos

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economia (3)A Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançará uma campanha educativa com orientações para todos os servidores com o objetivo de evitar o desperdício de materiais e recursos públicos. Com o tema ‘Não passe da conta!’, a campanha dá dicas de economia sobre consumo de água, energia, uso das impressoras e telefones institucionais.

A campanha será realizada através de panfletos educativos que já começaram a ser distribuídos entre os servidores do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e também aos das demais secretarias externas. De acordo com o secretário de Administração, Roberto Wagner Mariz Queiroga, a campanha deverá contribuir para a economia nos gastos diários que poderiam ser evitados.

“Seguindo estas dicas, os servidores estarão contribuindo para que a Prefeitura gere uma economia muito importante. Evitando o desperdício, consequentemente, teremos mais recursos que poderão ser direcionados para investimentos na cidade, beneficiando assim toda a população. Por isso, focamos em áreas bastante comuns no dia a dia de trabalho do governo municipal, como é, por exemplo, o caso do consumo de água e energia”, afirmou o secretário.

A diretora de Administração Geral da Sead, Gisele Barros, destaca que o desperdício custa caro para o governo municipal e, principalmente, para o contribuinte. “É importante que haja uma conscientização de todos os servidores para esta necessidade de se fazer economia também no ambiente de trabalho, assim como todos buscam fazer em suas casas. É preciso criar este hábito de evitar o desperdício”, disse.

Dicas – A respeito do consumo de energia elétrica, a campanha apresenta uma estimativa de consumo por equipamento, tais como ar-condicionado, impressora, fax, lâmpadas, geladeira, entre outros, e dá dicas de como economizar. “Em órgãos públicos, o desperdício de energia elétrica significa menor produtividade. Desperdício é prejuízo para todos: encarece as despesas dos órgãos, causa sobrecarga no prédio e compromete o bom funcionamento de equipamentos”, diz o texto do panfleto.

Da mesma forma, em relação ao desperdício de água, o panfleto mostra que uma torneira pingando acarreta na perda de 1.380 litros de água por mês. Através de exemplos, a campanha revela que o recurso natural é cada vez mais escasso e, por isso, há esta necessidade de economizá-lo sempre que possível.

O uso inadequado das impressoras e telefones institucionais também é alvo da campanha, que destaca uma série de simples ações diárias que podem gerar a economia. É o que acontece com os telefones que, quando utilizados para ligar para outros números institucionais (entre ramais), basta discar os quatro últimos dígitos. A campanha pede que seja priorizada a realização de ligações para telefones fixos.

No caso das impressoras, é orientado aos servidores só imprimirem o que for necessário e, quando possível, mais de uma página em uma mesma folha. Também é sugerido que se reaproveite o verso das folhas de rascunho para imprimir documentos que ainda não estão na versão final e ler os e-mails sempre na tela do computador.