Sead realiza palestra sobre implantação do E-Social para servidores

Por Mônica Melo - em 1589

A Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Receita Federal e o Conselho Regional de Contabilidade, está promovendo uma série de palestras com as informações necessárias aos servidores para implantação do E-social na PMJP. A primeira aconteceu na manhã desta sexta-feira (17).

Na ocasião, o auditor da Receita Federal, Carlos Tanure, e as contadoras Terezinha Carvalho e Silvia Batista apresentaram uma série de  informações sobre o sistema.  O E-Social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) permite a troca de informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS entre os empregadores e o Governo de forma unificada.

O secretário de Administração, Roberto Wagner, explicou que a partir de 2019, o uso do E-Social será obrigatório. “Por isso, a Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de João Pessoa vem realizando uma série de ações para atender as alterações trazidas pelo E-Social, como essa palestra sobre o tema”, detalhou.

A transmissão eletrônica de dados através do E-social simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao E-Social substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.