Secitec conclui curso de Informática Básica e faz entrega de certificados para 200 alunos

Por Samara Souza - em 1385

Com o intuito de promover a inclusão digital e social através da tecnologia, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, juntamente com Durval Ferreira, gestor da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), realizam a entrega de 200 certificados de conclusão de curso de Informática Básica ministrados nas Estações Digitais. A cerimônia será nesta quinta-feira (20), às 19h, no Centro Cultural de Mangabeira.

De acordo com o secretário, Durval Ferreira, a ideia é aplicar mais de cinco cursos diferentes até o final de 2017. “Cumprindo um dos princípios da gestão de Luciano Cartaxo que visa a inclusão social através do acesso à tecnologia e educação. A Secitec não medirá esforços para capacitar a população através de mais de cinco cursos que pretendemos oferecer até o final de 2017”.

Os cursos oferecidos pela Secitec são ministrados por instrutores capacitados pela própria Secretaria e abordam princípios do Word, Excel, Power Point e Windows. “Com a evolução das tecnologias, ter conhecimento em informática é uma exigência básica do mercado de trabalho. Por isso, este curso é o primeiro de muitos outros que a Secretaria fornecerá para que estes alunos tenham maiores possibilidades de competir por uma vaga no mercado”, afirmou Durval Ferreira.

De acordo com Moisés Cândido, instrutor da Estação Digital de Mangabeira, grande parte dos alunos tem pouco acesso ao computador de forma mais produtiva. “Ensino alunos entre 13 e 40 anos e a maioria acessa computadores apenas para checar as redes sociais. Os cursos serão de grande valia para a formação dos mesmos.”

Estrutura – As Estações Digitais são espaços com computadores conectados à internet banda larga. Cada unidade dispõe de 11 computadores, uma impressora, scanner, data show, webcam e fones de ouvido para deficientes visuais. Todos esses equipamentos têm como objetivo facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), ou seja, compor um ambiente público que propicie o aprendizado das pessoas em relação, tanto ao manuseio dos microcomputadores, quanto aos benefícios do acesso à internet.

CRC – Outro projeto é o Centro de Recondicionamento de Computadores de João Pessoa (CRC/JP), Programa de Inclusão Digital desenvolvido pela Secitec, que tem como objetivo promover a inclusão social de jovens através de cursos e oficinas com foco no recondicionamento e manutenção de equipamentos de informática, e na conscientização ambiental sobre os resíduos eletroeletrônicos.