Secretaria da Mulher participa no Carnaval de Boa com campanha preventiva
“Um chute no assédio e outro no Preconceito”. Esse é o tema da campanha de prevenção ao assédio e ao preconceito que a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres (SEPPM), realiza no Carnaval de Boa (2018).
A campanha, segundo explica a secretária Lídia Moura, contempla a luta diária da (SEPPM), na busca de conscientização por meio de suas ações e serviços, do público presente nos blocos da prévia Folia de Rua e durante todo o carnaval de João Pessoa. “O assedio e o preconceito representam opressão, desrespeito e violência. Por isso devemos combater e enfrentar, resguardando às mulheres para que brinquem o carnaval com liberdade”, destaca.
Ela diz que a Secretaria tem participado em anos anteriores do Folia de Rua, conscientizando os foliões sobre o respeito que devem ter pelas mulheres, mostrando que elas estão ali para brincar. “É preciso respeitá-las todos os dias, principalmente no carnaval, onde mostram sua graciosidade e alegria”, justifica a secretária Lidia Moura, acrescentando que a campanha é um convite ao respeito à diversidade.
Onde Denunciar – Além do trabalho de conscientização ao enfrentamento, ela destaca que a campanha também informa sobre os serviços que a PMJP dispõe para a garantia da lei de proteção e que garante a obrigatoriedade deste respeito.
“O assédio é crime e no carnaval o número de incidência aumenta, é preciso entender que a mulher pode usar a roupa que quiser, e, que isto não é um convite para que o homem possa passar a mão ou forçá-la a beijar. A mulher pode dizer não a qualquer hora e se ela for vítima de assédio no carnaval, deve denunciar”, adverte.
Eis os serviços:
- Violência Sexual (Urgência)
3015-1500
(Instituto Cândida Vargas)
- Polícia – 190
Violência Doméstica
0800 283 3883
(Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra)
Serviços e campanhas da Prefeitura Municipal, além de Leis e Serviços Nacionais.
- Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra;
- Ronda Maria da Penha;
- Cirurgia Reparadora (Hospital Santa Isabel);
- Lei da Parada Segura;
- Lei Maria da Penha;
- Ligue 180 (Denuncia Nacional);
- JP Sem Machismo (#jpsemmachismo).