Secretaria das Mulheres discute gênero e diversidade nas escolas

Por - em 390

A Coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM) realiza no neste sábado (17) mais uma etapa do projeto de formação “Discutindo gênero e diversidade na escola: compreender e respeitar diferenças”. A oficina voltada para professores  do Ensino Fundamental será ministrada na Escola Municipal Cícero Leite, no bairro de Valentina.

As oficinas vêm sendo realizadas desde o início deste mês e pretendem atender aproximadamente 460 profissionais de educação de escolas de tempo integral e do Projovem Urbano. O objetivo do projeto, segundo a coordenadora de Educação Inclusiva, Girlani Lima, é contribuir para uma sociedade que supere todo tipo de discriminação, especialmente o machismo, o sexismo, a homofobia, a lesbofobia e o racismo.

“O ambiente escolar tem se apresentado como um espaço onde ocorrem inúmeros problemas relacionados à questão de gênero e diversidade, e muitas vezes os professores não estão capacitados para lidar com esta realidade, que é um desafio para toda a sociedade. A escola tem um papel fundamental de educar na perspectiva da construção do respeito
à diversidade e na superação de qualquer forma de preconceito e discriminação, por isso estamos levando esses conceitos para dentro da sala de aula”, explicou Girlani Lima.

A ação ocorrerá em 16 escolas de ensino fundamental de João Pessoa, sendo 14 de tempo integral, além de 20 Núcleos do Projovem Urbano, cujo trabalho vem sendo realizado em parceria com os professores da disciplina “Participação Cidadã”.

Programação – Na próxima semana, as oficinas serão ministradas nas escolas Ubirajara Pinto Rodrigues, no Bairro dos Ipês; Frei Albino, no Bessa; e Ana Cristina Rolim, em Mangabeira, dias 21, 22 e 24, respectivamente.