Secretaria das Mulheres discute violência em curso para Guarda Civil

Por - em 780

SEPPM_capacitacao_guardasmunicipais_foto_manoelmartiliano_ (13)A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) promoveu nesta quinta-feira (24) mais uma aula de formação na área de gênero e violência para os futuros guardas civis da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), aprovados no último concurso público.

A disciplina ministrada aos alunos está sendo oferecida pela equipe da Coordenação de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O curso tem uma carga horária de seis horas, contando com a participação de 125 participantes, divididos em três turmas.

Durante a formação, estão sendo apresentadas questões como Estrutura e Conjuntura para a Prática da Cidadania, com a disciplina ‘Violência, Segurança Pública e Prevenção II’. “Esta é uma disciplina que tem como foco a prevenção a formas de violência contra grupos socialmente vulneráveis e/ou em situação de vulnerabilidade”, reforça Verônica Rodrigues, coordenadora de Enfrentamento à Violência da SEPPM.

Para a aluna do Curso de Formação para a Guarda Civil Municipal, Daniela Paiva, a iniciativa de inserir uma disciplina que coloque em debate a questão da violência com um recorte de gênero e levando em consideração grupos socialmente vulneráveis é válida quando possibilita que os futuros guardas municipais possam ter uma olhar diferenciado e mais consciente no trabalho e no diálogo com a população.

“Esta disciplina possibilita que possamos ter uma melhor compreensão sobre esse universo que envolve a questão de gênero e, com isso, também realizar um trabalho com mais humanização e respeito às pessoas, principalmente as que estiverem em situação de vulnerabilidade”, afirmou.