Secretaria das Mulheres inscreve para Workshop de Crochê e Ponto Russo

Por Fátima Sousa - em 1122

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas Para as Mulheres (SEPPM), abre inscrição para o preenchimento de 150 vagas no Workshop de Ponto Russo e Crochê, nesta segunda-feira (21). Pessoas interessadas devem procurar a unidade, no Paço Municipal (antigo prédio dos Correios), no horário das 9h às 13h.

A idade mínima para participar do workshop é de 16 anos, sendo necessário ter noções básicas apenas para o de crochê. O ponto russo será ofertado na modalidade iniciante.

A secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Urquiza, destaca a importância do workshop dentro da política de geração de renda, que garante a autonomia econômica e elevação da autoestima das usuárias. “Enquanto políticas públicas para as mulheres estamos ao longo da gestão trazendo técnicas por meio de workshops que dão condições de autonomia econômica e social às mulheres acompanhadas pela Secretaria”, disse Adriana Urquiza.

O curso será realizado na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), na Avenida Hilton Souto Maior, 1112, no José Américo de Almeida (terminal do ônibus 107), nos dias 13 e 14, nos horários das 9h às 17h e dia 15, das 8h às 12h.

Ponto Russo – É uma técnica artesanal de bordado com linhas de seda, no qual se segue um molde traçado no tecido, com ajuda de um bastidor e com uma agulha específica, proporcionando uma aparência de tapete. Essa técnica pode ser usada para bordar itens de tapeçaria, ornamentos, tapetes, objetos decorativos, lavabo, panos de pratos, entre outros, dependendo da criatividade de cada pessoa. As peças confeccionadas nessa técnica são utilizadas tanto para consumo próprio como para comercialização.

 Crochê – É uma técnica já conhecida pelas mulheres acompanhadas pela SEPPM, as quais terão oportunidades de conhecer o ponto russo, que agregará valor às peças produzidas.

A coordenadora de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza, Regina Bonfá, explica a intenção da SEPPM com o acréscimo de uma nova técnica na formação das crocheteiras acompanhadas. “Iniciaremos esta capacitação com a introdução da técnica de ponto russo, às mulheres que já estamos acompanhando com vários workshops já realizados”, disse Regina.

Desta vez, segundo afirmou, serão ampliados os recursos técnicos para que no momento da venda, as mulheres possam apresentar peças melhor elaboradas, ricas em detalhes.

“Entendemos que a apresentação de técnicas diferenciadas e que trazem em seu design a nossa identidade cultural, possibilita um resultado propício ao aumento na geração de renda”, admite a coordenadora.

Neste workshop serão oferecidas 150 vagas. Ele terá como facilitador o especialista das Linhas Círculos, Oscar Menezes. Cada pessoa poderá se inscrever nas duas técnicas, aprendendo uma técnica nova, pois o ponto russo é a primeira vez que está sendo trazido e aperfeiçoando no crochê, técnica já consolidada na Capital.

Material necessário:

Ponto Russo – 1 agulha mágica; 1 toalha com faixa para pintar; novelos de cores variadas de Cleinha; 1 termolina; 1 bastidor M ou G; 1 Stencil Carbono; 1 lápis grafite.

Crochê – Linhas e/ou fio de malha e as agulhas correspondentes.

Mais informações, ligar para o telefone – 3221.4501