Secretaria das Mulheres realiza Blitz 180 e divulga serviços de enfrentamento à violência

Por Max Oliveira - em 1233

Foto RafaelPassos-Secom/JP

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) de João Pessoa realiza na nesta segunda-feira (07), das 11h às 13h, no Parque da Lagoa, a Blitz 180. A ação tem como objetivo divulgar e conscientizar as mulheres sobre a importância da Lei Maria da Penha, que completa 11 anos no dia 6 de agosto. Na ação serão distribuídos materiais informativos sobre os instrumentos de proteção a mulher vítima de violência e a divulgação dos serviços ofertados pelo município através do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra.

Ainda durante a Blitz 180, a equipe da Secretaria das Mulheres fará a divulgação da Lei da Parada Segura, a qual sofreu alteração em janeiro de 2017. Agora, os motoristas que trabalham nos transportes públicos devem parar os ônibus em qualquer local onde for permitido estacionar após as 20h para possibilitar o desembarque de pessoas do sexo feminino. A lei anterior garantia este direito a partir das 22 horas.

“Vamos para a rua para fazer a divulgação desses serviços e dessas políticas públicas implantadas em João Pessoa e que beneficiam as mulheres no enfrentamento à violência de gênero”, destacou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lídia Moura. “O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, por exemplo, é um espaço de acolhimento para as mulheres em situação de violência, que conta com uma equipe de psicólogas, assistentes sociais, advogadas, arte educadora e terapeuta holística”, concluiu.

A Blitz 180 faz referência ao número da Central Nacional que recebe denúncias sobre violência e maus tratos sofridos pelas mulheres. Já o número do Centro de Referência é o 0800 283 3883, disponível para orientar as mulheres em situação de violência doméstica sobre como buscar ajuda.

É através do Centro que as mulheres são encaminhadas para os serviços da Rede de Atendimento composta pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), hospitais, maternidades, Delegacia da Mulher, Conselhos Tutelares, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça.