Secretaria das Mulheres realiza campanha educativa durante o carnaval

Por - em 529

Durante o carnaval, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) de João Pessoa está realizando um trabalho de conscientização com os foliões, divulgando os serviços de atendimento oferecidos na Capital para as mulheres vítimas de violência. As ações acontecem durante todo o ‘Carnaval 2013 – João Pessoa de Todos os Ritmos’.

Este trabalho faz parte da construção de uma campanha educativa que será intensificada a partir de abril. A campanha abordará a prevenção à violência contra a mulher, a divulgação dos serviços, o fortalecimento da rede de atendimento e o diálogo com o judiciário no sentido de acelerar os processos.

Para a secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Borges, o carnaval é uma festa que atinge muita gente. “Infelizmente, no carnaval existe um costume do homem achar que pode ter alguns determinados comportamentos com a mulher e pensar que não é um ato de violência, como o ato de beijar forçado”, comentou.

Parceria – A SPPM dialogou com representantes da Funjope com o objetivo de gerar uma reflexão junto às bandas que foram contratadas para o carnaval, especialmente para os pólos. “O nosso diálogo foi no sentido de fazer uma reflexão sobre as músicas que têm um cunho pejorativo, racista e machista, que reforça a dominação masculina por meio da relação afetiva. Muitas delas exploram muito o corpo da mulher nas coreografias, persistindo o machismo”, disse a secretária.

O carnaval é uma festa democrática na qual participam diversos segmentos sociais. O propósito da SEPM nesse período é de que a população da Capital se respeite, entendendo que todos têm direito de brincar com respeito, sem racismo, machismo e homofobia.

Rede de atendimento – Durante as ações realizadas no carnaval, a SPPM quer divulgar o serviço de atendimento as mulheres vítimas de violência sexual do Instituto Cândida Vargas. Também está sendo divulgado o trabalho do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB) para atendimento a qualquer tipo de violência contra a mulher. “No Centro de Referência, a mulher recebe apoio psicológico, jurídico e encaminhamento para a rede de serviços, sendo acompanhada com o objetivo de romper o ciclo de violência em que vive”, ressalta Socorro.

Denúncia – Para fazer a denúncia de violência praticada contra a mulher existe o número 180, telefone da Secretaria Nacional de Mulheres. Já o telefone do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra é o 0800 283 3883, totalmente gratuito.

Divulgação – Durante o projeto Extremo Cultural, a SPPM divulgou a campanha de violência contra a mulher no show da cantora Alcione, realizado no último sábado (26), no Busto de Tamandaré. Na ocasião, Alcione falou a respeito do enfrentamento à violência.

“Vamos nos comprometer a denunciar qualquer ato de violência contra a mulher e virar esse jogo. Vamos acertar o passo no ritmo da brincadeira, mulher gosta de respeito”, disse a cantora. A renomada artista completou esse momento cantando a música Maria da Penha.