Secretaria de Habitação de João Pessoa inicia cursos e entrega certificados para nova turma de cuidador de idosos
A Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) iniciou o ano letivo para os alunos matriculados nos cursos profissionalizantes oferecidos aos moradores dos residenciais construídos pelo programa habitacional da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com uma aula inaugural realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Na mesma ocasião, também foi realizada a entrega dos certificados de conclusão do curso de cuidador de idoso para 23 novos cuidadores, que, a partir de agora, vão poder atuar no mercado de trabalho.
A secretária de Habitação, Socorro Gadelha, ressaltou que quando a Prefeitura faz a entrega de um apartamento para uma família morar, também proporciona a essas pessoas a perspectiva de uma mudança de vida e a promoção dos cursos profissionalizantes tem sido o meio para que elas tenham condições de gerar renda e com isso melhorar a qualidade de vida. “O prefeito Luciano Cartaxo sempre tem dito que é preciso construir obras de pedra e cal, mas que também é preciso cuidar das pessoas e é isso que a Semhab tem feito através do trabalho social realizado com os moradores dos três residenciais: Nice Oliveira, Vista Alegre e Colinas de Gramame”, comentou.
Ela informou que a meta desse ano é fazer a qualificação de 900 pessoas, através de 11 cursos que vão ser oferecidos a partir de agora, explicando que são cursos de qualificação e capacitação em áreas como relações humanas e pessoais, confeitaria, áreas de técnicas em instalações elétricas, de aparelhos e sistema de ar condicionado e outras atividades que vão abrir portas no mercado de trabalho. Socorro adiantou que 200 pessoas já se inscreveram para os cursos de Maquiagem Profissional, Corte Masculino, Corte Feminino e Escova, Eletricista e Manutenção em sistema de ar condicionado, corte e costura, Relações humanas para formação de garçom e garçonete, e confeitaria para produção de doces finos.
Na mesma ocasião, 23 novos cuidadores de idosos receberam os seus certificados de conclusão de curso e agora podem atuar no mercado de trabalho com mais segurança e conhecimento nas tarefas que vão executar no dia a dia. O secretário adjunto de Habitação, André Coelho, disse que o programa habitacional não fica resumido a entrega de uma moradia, mas em melhorias na qualidade de vida daquelas pessoas e os cursos oferecidos vão dar a elas uma oportunidade melhor na hora de ocupar um posto no mercado de trabalho, além de abrir a possibilidade de empreender em um novo ramo de atividade profissional.
Ele também explicou que a escolha obedece a critérios que levam consideração peculiaridades de cada residencial e as carências de seus moradores, como os talantes e habilidades individuais. “É preciso entender que cada pessoa tem uma habilidade para atuar num determinado setor. Um desenvolve melhor atividades técnicas, como o curso de manutenção de sistema de ar condicionado e eletricidade. Outros têm mais habilidade para atuação em áreas como estética. E tem morador que pode explorar seus dotes culinários no curso de confeitaria para produção de doces finos”, disse.
Um exemplo de benefício proporcionado pelos cursos oferecidos pela Semhab são as novas cuidadoras de idosos, que já trabalhavam na profissão, mas não eram consideradas habilitadas para o exercício da função. Coelho contou que o curso é uma parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, um trabalho que vem dando certo e vai continuar.
A aula inaugural teve a presença do Secretário do Trabalho, Produção e Renda, Sebastião Flávio, que destacou a importância dos cursos profissionalizantes, que qualifica, capacita e encaminha ao mercado de trabalho através do Sine-JP e, ao mesmo tempo, a perspectiva do Banco Cidadão em fomentar o empreendedorismo. A aula inaugural foi ministrada pelo Professor Pauliano Lamec. Falando em nome da turma de novos Cuidadores de Idosos, Renato Ferreira, disse que a vida dele mudou depois que foi morar no Residencial Nice Oliveira e o curso vai ajudar a conseguir uma colocação no mercado de trabalho.
Ângela de Fátima Oliveira disse que já trabalha com idosos há quase 20 anos, mas não tinha um certificado e agora vai ficar melhor para conseguir emprego, já a que a qualificação sempre é exigida na hora de acertar um contrato para tomar conta de uma pessoa idosa. Outra concluinte, Vanessa Andrade da Silva também já trabalha com idosos, mas só agora teve oportunidade de fazer o curso e receber o certificado. “Eu aprendi técnicas que vão ajudar na rotina do dia a dia cuidando de uma pessoa idosa”, afirmou.
Ainna Camila Gaudino recomendou que outras pessoas que já atuam como cuidador de idoso devem fazer o curso, porque os instrutores repassaram informações importantes, como, por exemplo, o que fazer em uma situação de emergência com o idoso. “Além disso, os instrutores nos ensinaram como fazer o controle de medicamentos e como lidar com as necessidades da pessoa idosa, já que cada um tem um modo de agir, algumas vezes com o temperamento forte e o cuidador tem que saber agir em cada situação”, ressaltou.