Secretaria de Mulheres divulga a lista de aprovadas para o IV Curso de Doulas Voluntárias

Por - em 1418

Dani Rabelo

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), encerrou nesta semana o processo de seleção das candidatas inscritas para participar do IV Curso de Formação de Doulas. No total se inscreveram 236 pessoas, sendo que 100 passaram para o processo de entrevistas presenciais, e 31 foram selecionadas para o curso.

“Tivemos uma grande procura pelo curso, que incentiva o trabalho voluntário no Instituto Cândida Vargas (ICV), e isso nos mostra o comprometimento dessas mulheres em querer ajudar outras mulheres no processo de humanização do parto. Percebemos entre as candidatas o desejo de contribuir, e de colaborar com o trabalho que está sendo desenvolvido pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo”, destacou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Giucélia Figueiredo.

Segundo a coordenadora de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos da SEPPM, Aylla Milanez, o processo de triagem foi muito delicado, mas necessário devido ao limite de vagas: “Tivemos a sensibilidade de avaliar bem as candidatas, e seguimos alguns critérios: idade mínima, disponibilidade de horário e motivação. Estamos oferecendo um número de vagas que nos permita fazer um acompanhamento de perto do desenvolvimento das voluntárias”.

O primeiro encontro de todas as aprovadas acontecerá no dia 3 de julho, com uma recepção de boas vindas que será realizado a partir das 15h, no auditório do ICV.

As aulas terão início no dia 4 de julho, e em um primeiro momento acontecerá nas dependências do Centro de Práticas Integrativas e Complementares – Equilíbrio do Ser, no bairro dos Bancários, sendo ministradas pela Coordenação de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos da SEPPM, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“O curso tem duração de sete meses, sendo que o primeiro mês é voltado exclusivamente para as aulas teóricas, onde são abordados temas como: o trabalho de uma doula; voluntariado; ética profissional; dinâmicas do parto; aleitamento materno e práticas integrativas (exercícios preparativos para o trabalho de parto). As aulas práticas duram seis meses, e são realizadas no ICV. As voluntárias, supervisionadas, trabalham diretamente com as mães e os profissionais da área da saúde”, explicou Aylla Milanez.

A diretora geral do ICV, Ana de Lourdes, ressaltou que a presença das doulas é uma grande contribuição para que as mulheres se sintam mais forte no momento do parto: “Elas acabam ajudando através de uma massagem, de uma palavra, fazendo com que a mulher se sinta mais livre, e acredite que é capaz de dar à luz ao seu filho”.

Antes da conclusão do curso, é feita uma avaliação com as alunas, e só então é entregue o certificado de conclusão. A mulher que faz o Curso de Doula oferecido pela PMJP não está apta a substituir o profissional da área de saúde, mas sim, capacitada para acompanhar a mulher durante o pré e pós parto, proporcionando o seu bem estar físico e emocional, e respeitando o papel do médico, enfermeiros e dos outros profissionais envolvidos no momento do parto.

As doulas formadas pela SEPPM já acompanham cerca de 600 mulheres no ICV, e esse trabalho de humanização do parto é perceptível através dos números: Entre 2013 e 2014, os partos normais realizados na Maternidade Cândida Vargas passaram de 51,8% para 54,12%. A presença das doulas também representa uma redução em 20% na duração do trabalho de parto, diminuição de 60% nos pedidos de anestesia e redução de 40% no uso de oxitocina e do fórceps.

Veja a lista de mulheres selecionadas para o IV Curso de Doulas

Aline Cardoso Santos

Ana Carla Samara da Silva Jaqueira

Bianka Kathellene Emiliano de Menezes

Carla Caetano Ioost

Dayane Faustino Barbosa

Edriene Gomes de Lima

Emmy Lyra Duarte

Herlane Barros da Silva Cavalcanti

Jane Maria de Oliveira Mimoso

Jeane Gomes da Silva

Josefa Maria da Conceição Pereira

Josilene Galdino da Silva

Josinalva Oliveira da Silva

Juliana Jassa Dias de Toledo Marques Guimarães

Kallytuana Mell Silva Sarmento

Larisse Camila Campos Gomes da Silva

Lays Tamara Dantas da Silva

Luciana Veríssimo Ávila

Marcela Lourenço Lacerda

Maria Juliana de Freitas Ferreira

Maria Paula Silva Coutinho

Maria Teresa M. Frutuoso

Mariana Pereira Gonsalves

Mary Sanday Dias Reis

Narjara Luíza Dantas Muniz

Nayana Celina Maciel Brito

Olívia Almeida

Rachel Reis da Silvs

Rita de Cássia P. Rodrigues

Thatiany Monteiro Coelho

Verônica Silva de Oliveira