Secretaria de Mulheres leva a campanha “Isso Não é Normal” para a orla
Desde o dia 10 de janeiro a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) está intensificando a campanha “Isso Não é Normal”, que utiliza a #JPsemMachismo. Feita exclusivamente para as Redes Sociais, além de post banners e vídeos, a ação também incentiva que mulheres e homens fotografem com as placas que trazem frases que se referem às atitudes ditas “normais”, mas que são machistas, e que podem ser consideradas como atos de violência contra a mulher.
As placas com as frases “Só vai rolar se eu quiser”, “Normal é ser respeitada”, “Sou minha e não de quem quiser”, “Cantada não é elogio” e “Chega de Violência” podem ser encontradas com equipes da SEPPM, que estão nas quintas e sextas-feiras, das 17h às 19h, na tenda do projeto “João Pessoa Verão”, localizada no Busto de Tamandaré, e neste sábado (31), no último show do Extremo Cultural- Onde o Som Toca Primeiro, das 18h às 20h.
“Começamos esse trabalho de entrar em contato com as pessoas e incentivar as fotos e a postagem nas suas Redes Sociais com a #JPsemMachismo desde a última semana, e a receptividade do público é muito boa. Mulheres e homens, de todas as idades, estão entendendo a importância dessa ação, e inclusive já escutamos diversos relatos de mulheres que passaram por situação semelhantes as descritas nas placas”, explicou a secretária da pasta, Giucélia Figueiredo.
A secretária destacou ainda que muitas vezes são os homens que incentivam suas companheiras a participarem da campanha. “Vi um rapaz chamando a namorada e falando sobre a nossa ação, até que ela veio, pegou uma placa e fez a fotografia. Também presenciei um pai que chamou toda a família para participar, e colocou a placa com a frase “Chega de Violência” nas mãos da sua filha, que ainda é uma criança. Através dessas atitudes podemos perceber que não são apenas as mulheres que querem o fim do machismo, os homens também”.
Como participar da campanha – Caso não seja possível tirar uma foto com as placas desenvolvidas pela SEPPM, as pessoas podem participar da campanha “Isso Não é Normal” de outra forma. A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de João Pessoa (Secom), parceira na realização dessa ação, elaborou um manual com todas as explicações.
O primeiro passo é escrever uma frase que tenha ligação com o tema da campanha, com letra legível, em uma folha de papel. Depois basta tirar a foto, postar no Facebook, Twitter e Instagram (ou em todos esses canais) com a #JPsemMachismo. O último passo é chamar os amigos para fazer o mesmo.
Rede de Atendimento – No caso da mulher sofrer algum tipo de violência, que não precisa ser apenas algo físico, ela pode entrar em contato com os serviços disponibilizados pelo poder público:
– Central Nacional de Atendimento a Mulher: Disque 180
– Delegacia da Mulher: 3218-5316
– Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB): 0800 283 38 83