Secretaria de Saúde Municipal conta com serviço para pacientes com ‘Pé Diabético’

Por Carolina Queiroz - em 1320

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa dispõe de um ambulatório de diabetes, com um serviço especializado no cuidado das lesões nos membros inferiores dos pacientes acometidos pela doença, o ‘Pé Diabético’. Localizado dentro da Policlínica Municipal de Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, s/n, o ambulatório funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Para ser atendido, o usuário deve ser diabético e estar com algum ferimento nos membros inferiores, além de ser encaminhado pela sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. É necessário estar portando documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e o Cartão SUS.

Segundo Simone Rodrigues, diretora Multiprofissional da SMS, os usuários que já eram atendidos pelo serviço antes da pandemia, seguem uma ordem de agendamento feito com o paciente por telefone. “Os pacientes novos são oriundos de demanda espontânea, encaminhadas das Unidades de Saúde da Família, ressaltando que esses usuários devem ser residentes em João Pessoa”, pontuou.

Ao chegar ao serviço o usuário passará por uma avaliação inicial onde será verificada a pressão arterial, glicemia capilar e peso. O ambulatório de diabetes conta com uma equipe interdisciplinar de saúde, composta por cirurgião, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, endocrinologista, psicólogo e assistente social.

Ainda segundo a diretora, foram realizados em média 20 curativos no pé diabético mensalmente neste período da pandemia. “Aqui, no serviço do Pé

Diabético, o paciente recebe todo o tratamento da lesão e orientações sobre como manter os cuidados em casa, sobre a importância do autocuidado e esclarecemos possíveis dúvidas que eles possam ter”, explicou.

Prevenção – O excesso de peso, má alimentação e sedentarismo são fatores que podem provocar o diabetes. Por isso, especialistas recomendam a prática de exercícios físicos, uma boa alimentação e o controle do peso como prevenção a doença.