Secretaria de Transparência Pública realiza capacitação para servidores municipais

Por Alexandre Quintans - em 1702

A Secretaria Executiva de Transparência Pública da Prefeitura Municipal de João Pessoa (Setransp) realizou, na manhã desta quinta-feira (14), na Estação das Artes, no bairro do Altiplano, uma oficina de capacitação do Sistema de Informação ao Cidadão (SIC), para servidores da gestão municipal. A oficina faz parte da programação do Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro.

O secretário de Transparência de João Pessoa, Bira Pereira, ressaltou os avanços que os instrumentos de transparência e controle do município vêm alcançando ao longo dos últimos anos, destacou a importância da capacitação para os servidores e como esse serviço se reflete no dia a dia do cidadão, que busca informações sobre o funcionamento da administração pública municipal.

“Apresentamos o SIC eficiente, que foi uma metodologia criada para reconhecer as secretarias que mais tiveram agilidade no atendimento e na qualidade da resposta dada ao cidadão. Essas capacitações com os servidores, que é uma política nossa, melhora de forma significativa o serviço no atendimento as demandas. Estamos com cem por cento das demandas respondidas, com tempo médio de resposta, que em janeiro era de mais de 15 dias, em dezembro está em 6,98”, explicou.

O evento conferiu certificado de primeiro lugar na categoria ‘Tempo de resposta’ do SIC à Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP). Receberam o certificado Betânia Maia de Araújo, autoridade de monitoramento do SIC da Sedec; Yuri Medeiros Maia de Araújo, correspondente do SIC e pregoeiro da Educação e Marinalva Clementino da Setransp.

O tempo de resposta das demandas, que chegavam pela internet através do SIC, de janeiro a dezembro deste ano, sobre a Educação, teve um tempo de resposta de apenas 1,65 dias. Todas as demandas foram respondidas na sua totalidade. O certificado foi entregue pelo auditor da Controladoria Geral da União (CGU), Rodrigo Paiva.

Yuri Medeiros explicou o que representa esse certificado. “Isso é o reconhecimento do nosso trabalho, de nosso comprometimento com o público em geral e de respeito por essas pessoas. E temos que deixar claro também que não fizemos mais que nosso dever e obrigação como agente público que é o de prestar esse serviço da melhor forma e mais transparente possível”, disse Yuri Medeiros.