Secretaria do Trabalho e Produção e Renda promove ação nesta quinta-feira

Por - em 507

A Secretaria do Trabalho e Produção e Renda, em parceria com a Associação dos Produtores Rurais de João Pessoa, promove nesta quinta-feira (26) o segundo momento do Programa Compra Direta Local, a partir das 10h, no Serviço Social do Comércio, unidade Gravatá, em Gramame.

Os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Compra Direta Local, são ações do Fome Zero e promovem o acesso de alimentos às populações em situação de insegurança alimentar, além da inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Na modalidade, o agricultor familiar comercializa diretamente alimentos de acordo com padrões de qualidade que são determinados pelos órgãos regionais competentes em um limite de R$ 4,5 mil por ano.

O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial: Banco de Alimentos de João Pessoa, Comunidades Quilombolas de João Pessoa, Federação Espírita da Paraíba e CASC. Atendendo assim, uma média de cem mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar na capital.

O diretor de alimentos da agricultura família, Anselmo Silva, disse que no passado apenas 19 agricultores faziam parte do programa e esse número saltou para 63 agricultores. “Eles plantam e vendem produtos orgânicos com diferencial de preço de quase 30%”, revelou Anselmo. A meta, segundo ele, é de atingir o maior número de agricultores, capacitá-los para venda de produtos agrícolas sem agrotóxico.

A PMJP oferece também, para os agricultores que vendem para o PAA-JP, uma grande quantidade de cursos profissionalizantes voltados para a área rural, através da parceria com o SENAR-PB

Os benefícios gerados pelo Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar, segundo Anselmo Silva, para o agricultor familiar são: Organização da Produção; Diminuição do êxodo rural; Geração de emprego e renda familiar; Melhoria do poder aquisitivo da população rural; Diversificar as atividades e Agregar valor aos produtos beneficiados. E para as entidades sociais são: Melhorar o nível nutricional da merenda escolar; Diminuir a evasão escolar; Diminuir o risco de desnutrição de crianças e idosos que participam dos programas governamentais.

O Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar em João Pessoa está levando ao agricultor e a agricultora familiar a grande oportunidade para que possam produzir com a garantia da comercialização de seus produtos.