Secretarias se antecipam e iniciam demandas eleitas para serem executadas em 2015

Por - em 701

Cobertura fotografica do Orçamento Participativo - 26-08-2014_Foto Gilberto Firmino (19)Os Conselheiros do Orçamento Participativo e as lideranças comunitárias das 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 12ª Regiões de Participação Popular (RPP) da cidade de João Pessoa estiveram reunidos com representantes da Sejer, Semhab, Sedes, Seplan e SMS na noite desta terça-feira (26) para a primeira reunião do Planejamento Participativo 2014. Essas reuniões tem por objetivo sistematizar prioridades e esclarecer dúvidas sobre as demandas eleitas este ano, antes que sejam incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA). Outro objetivo é mostrar que algumas das demandas que foram eleitas para serem realizadas no ano que vem, já estão em andamento.

Durante a reunião, o secretário Executivo do Orçamento Participativo, Hildevânio Macedo, explicou que o momento é mais uma oportunidade de dar sequência ao processo de diálogo da Prefeitura Municipal de João Pessoa com a população. Ele explicou também que as demandas eleitas em um ano deveriam ser executadas no ano seguinte, mas muitas vezes elas já estavam previstas no orçamento da Prefeitura para o ano em curso, por isso, várias das obras e ações já estão sendo realizadas. “As demandas eleitas durante o ciclo foram apresentadas e os representantes das secretárias puderam mostrar aos presentes que algumas delas já estão em execução e outras já estão encaminhadas”, comemora Macedo.

Entre as demandas que já foram encaminhadas antes mesmo da conclusão do ciclo atual, está a pavimentação de várias ruas. De acordo com o representante da Seinfra, Hugo Paiva, a pavimentação de 124 ruas está em fase de licitação e todas elas serão pavimentadas ainda este ano. Entre estas ruas estão todas as que foram eleitas através do OP em 2014.  “A maioria das demandas relacionadas à nossa secretaria já se encontram na Caixa Econômica Federal para a fase de licitação”, garante.Cobertura fotografica do Orçamento Participativo - 26-08-2014_Foto Gilberto Firmino (36)

Em relação à saúde, a construção de um PSF para a comunidade Monte Cassino, a reforma do PSF dos Funcionários I e das USFs da comunidade Baleado e do Jardim Planalto já estão dentro do planejamento. A nomeação de ruas, numeração de casas e determinação de Ceps, que cabem a Seplam, bem como os projetos de engenharia de várias obras previstas no Orçamento Participativo também já estão em fase adiantada de execução.

Os representantes das secretárias se posicionaram a respeito das 46 demandas de todas as regiões presentes na reunião. Esta é a penúltima etapa do OP de 2014. A última etapa é a de avaliação do ciclo e ocorre no mês de novembro.