Paixão de Cristo 2015
Espetáculo ‘Divina Luz’
“Divina Luz”, da Galharufas Companhia de Teatro, é o nome do novo espetáculo da Paixão de Cristo deste ano. Com promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural, a obra vai ser encenada por uma temporada de oito apresentações durante a Semana Santa, nos dias 2, 3, 4 e 5 de abril, às 18h e 20h, no Ponto de Cem Réis, com entrada gratuita (apenas a primeira sessão do dia 2 será fechada para imprensa e convidados).
Com texto e direção de Paulo Vieira, o espetáculo toma por base o Evangelho segundo São João, por ser de forte poder evocativo e profundamente simbólico, segundo aponta o dramaturgo. “A escolha de João se deu não apenas pela originalidade: João era judeu e tinha convivido com Jesus. O evangelho, portanto, não se contenta com meros acontecimentos históricos, pois tem como objeto a fé na pessoa e na obra salvadora do messias”, justifica Vieira, que também acredita que esta leitura pelos olhos do apóstolo tende a acentuar o potencial dramático da história.
Os relatos de João, o “discípulo amado”, irmão de Tiago, datam de 95 a 100 d.C. Cronologicamente, foi o último a ser escrito. Mais da metade dos relatos é dedicada a eventos da vida de Cristo, como suas palavras durante os últimos dias.
Uma novidade do projeto para este ano é que não haverá falas pré-gravadas, ao contrário dos anos anteriores. “A história da Paixão é bastante conhecida. Mas, por atingir os mistérios da nossa consciência que lembram os nossos mitos fundamentais, ela emociona e é esperada ano a ano como uma aliança entre a cristandade, um ritual em que se reafirmam os preceitos do amor, da fé, da paz, da cordialidade e do sacrifício tantas vezes necessários para conviver”, ressalta o diretor, que tem pós-doutorado em Teatro, além de coordenar a pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Serviço:
de 2 a 5 de abril – Às 19h e às 21h
Local: Ponto de Cem Réis
Entrada gratuita
Roteiro das Paixões
Com diferentes leituras e propostas sobre a história da Paixão de Cristo, 13 companhias teatrais de João Pessoa impõem diferentes versões sobre o espetáculo nos bairros de João Pessoa, compondo o projeto Roteiro das Paixões, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
Formados por atores profissionais e amadores, os grupos, em sua maioria ligados às associações de moradores e paróquias, são movidos, sobretudo pelo companheirismo que une elenco e produção a cada ano de ensaios.
Programação dos bairros
Paixão de Cristo do José Américo
Datas: 26, 27 e 28/03
Horário: 20h30
Local: Paróquia São José (R. Rosa de Paula Barbosa)
Do Calvário à Ascensão
Datas: 27/03
Horário: 19h
Local: Igreja Santuário de Fátima, Valentina
Paixão de Cristo – Uma História de Amor e Fé
Datas: 27, 28 e 29/03
Horário: 20h
Local: R. Elias Pereira de Araújo, Mangabeira
Paixão de Cristo – O Auto de Deus
Datas: 28 e 29/03
Horário: 20h
Local: R. Deputado Petrônio de Figueiredo, s/n (Geisel)
Paixão de Cristo Itinerante
Datas: 29/03 a 05/04
Horário: 19h21
Local: Mandacaru
Paixão e Cristo
Datas: 31/03
Horário: 19h
Local: Praça do Coqueiral (Mangabeira)
Paixão em Retalhos
Datas: 02 e 03/04
Horário: 19h
Local: Praça da Paz, Bancários
Cruz e Armas Mataram Jesus – A Paixão
Datas: 02 e 03/04
Horário: 19h30
Local: Escola Municipal Oscar de Castro
Paixão de Cristo – Uma História de Amor
Datas: 02 e 03/04
Horário: 19h
Local: R. 19 de Março, s/n, Róger (Ginásio Giseldão, em frente ao Campo do Onze)
Jesus: Carne, Espírito e Luz
Datas: 03/04
Horário: 20h
Local: Av. Redenção, 473, Ilha do Bispo
Paixão de Cristo Comunidade Bom Jesus
Datas: 03/04
Horário: 19h30
Local: Escola de Música Educa-Som (Rua Bom Jesus)
Paixão de Cristo do Grotão – A Dolorosa Paixão
Datas: 03 e 05/04
Horário: 19h
Local: Campo dos Funcionários II (por trás da Escola Moema Tinoco)
A Paixão do Divino
Datas: 10 e 11/4
Horário: 19h
Local: Associação Unificada dos Moradores de Bairro São José (R. Edmundo Filho, s/n). Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes (R. Edmundo Filho, s/n). Comunidade Filhos da Misericórdia (R. Jovita Gomes Alves, 745, Bairro dos Ipês).