Secretário do Consumidor ministra palestra para idosos em evento no Sesc

Por - em 387

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) esteve integrada nas atividades alusivas ao Mês do Idoso realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio do projeto Roda de Conversa. Nesta quinta-feira (16), o secretário Helton Renê debateu com o público  sobre os direitos do consumidor.

“É fundamental que discutamos e mostremos que o idoso está ativo e tem direito a uma vida plena em todos os aspectos, mas é igualmente importante que o protejamos enquanto consumidor porque, ainda por ser ativo, também está passivo de sofrer abusos como qualquer outro cidadão e, em alguns casos, está até mais vulnerável”, alertou Helton Renê.

A ação educativa faz parte do projeto Trabalho Social com Idosos, que aborda e discute os avanços e entraves da Política Nacional da Pessoa Idosa, tentando sociabilizar informações sobre o envelhecimento e a divulgação dos direitos sociais.

O secretário adiantou que, além da palestra para mais de 300 idosos, foram distribuídos panfletos educativos sobre dicas de como se proteger enquanto consumidor. “Confeccionamos panfletos e distribuímos com todos que estavam presentes para alertá-los sobre os perigos de golpes em contratos por telefone e internet, principalmente.”

Confira algumas dicas:

– Não forneça dados pessoais e cópias de documentos a pessoas estranhas;

– Peça ajuda a alguém de sua confiança se tiver dúvida quanto ao que está sendo oferecido;

– Só faça empréstimos se for realmente necessário e prefira escritórios físicos;

– Não forneça senhas a ninguém (no máximo a alguém de sua confiança);

– Não empreste seu cartão de crédito nem faça empréstimo a terceiros;

– Em caso de ofertas pelo telefone ou internet, peça que seja enviado por escrito para seu email ou de alguém de sua confiança;

– Não ceda a pedidos comprando ou contratando empréstimos ou prestações que comprometam seu orçamento;

– Prefira fazer negócios com empresas conhecidas e preferencialmente que tenham endereço ou loja conhecida;

– Desconfie de ofertas ou descontos muito altos;

– Bens adquiridos por meio eletrônico podem ser devolvidos, se não gostar, no prazo de 7 dias.