Secretários dialogam com população da 2ª Região em mais uma plenária do OP
Mais de 300 pessoas participaram da plenária da 2 ª região do Orçamento Participativo (OP), na noite desta quinta-feira (3) , na Escola Anita Trigueiro do Vale, no bairro do Altiplano. Os moradores e secretários da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dialogaram sobre as demandas que serão encaminhadas para o Orçamento de 2015. O encontro – o segundo do ano – faz parte do ciclo do Orçamento Participativo.
O secretário de Planejamento (Seplan), Rômulo Polari, saudou os moradores em nome do prefeito Luciano Cartaxo, que está em Brasília para assinatura de convênios na área de saúde. “Esse é mais um compromisso da gestão Cartaxo”, destacou Polari, acrescentando que o Orçamento Participativo é um instrumento no qual a população pode reivindicar, de forma democrática, quais as prioridades ela quer que a administração execute. “Hoje tenho certeza que demos mais uma grande demonstração de dialogo da gestão com a população”, disse Polari.
Na sequência, o secretário executivo do Orçamento Participativo, Hildevânio Macedo, mostrou toda a metodologia do OP, seguido das explanações dos moradores. Ao todo, vinte e quatro representantes reivindicaram, diretamente aos secretários, as demandas das comunidades, diante de um público formado por 308 participantes da plenária.
Por votação democrática, as dez demandas escolhidas pela população foram as seguintes: em Jacarapé, construção da via que interliga a comunidade ao bairro de Mangabeira; construção de Unidade de Saúde da Família e conclusão da avenida principal.
Para o Altiplano foram requisitados equipamentos de ginástica para a praça e pavimentação da Rua Pedro Narciso Castanheira. Já para a Penha, a prioridade é a construção de duas pontes no Rio do Cabelo (Rua dos Escoteiros) e construção de uma creche.
Em Quadramares, a demanda aprovada foi uma praça; na Cidade Recreio, a construção de uma USF e na Comunidade São Domingos, a regularização fundiária da comunidade.
Compõem a 2 ª região do Orçamento Participativo (OP) os bairros do Altiplano, Cabo Branco, Penha, Quadramares, Tambaú, Seixas, Jacarapé, São Domingos, Cidade Recreio, áreas da barreira do Cabo Branco, do Rio do Cabelo e Portal do Sol.
No encerramento da plenária o secretário executivo do OP, Hildevânio Macedo, fez a avaliação de mais uma audiência. “Esse ano tem superado a nossa expectativa. É um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2013 e a população de João Pessoa tem compreendido o papel da nossa secretaria e tem respondido com uma participação efetiva. No Bessa e hoje aqui no Altiplano foi surpreendente a presença da população, numa demonstração de credibilidade para a gestão do prefeito Luciano Cartaxo”, concluiu.
Nesta sexta-feira, 4, será a vez da 3ª região receber o Orçamento Participativo. A audiência será às 19 horas, na Escola Municipal João Gadelha de Oliveira, na Rua Ivan de Assis Costa, s/nº, Mangabeira VII.
As audiências regionais ocorrerão durante todo o mês de abril, com uma média de três encontros por semana.
Mais informações na Secretaria Executiva do Orçamento Participativo, localizada no Paço Municipal, na Praça Pedro Américo, 70, Centro; pelos telefones 3218-5629 e 3214-4236; no Portal da PMJP (www.joaopessoa.pb.gov.br) ou nas redes sociais do OP: OrçamentoParticipativoJP (Facebook) e @pmjpop (Twitter).