Secretários e conselheiros definem prioridades das obras e ações eleitas no OP 2014
Entre os dias 26 e 28 de agosto, a Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (OP) de João Pessoa realizará as reuniões do Planejamento Participativo 2014. Durante três dias, os conselheiros do OP e as lideranças comunitárias terão uma nova oportunidade de discutir pessoalmente com os secretários da gestão todas as demandas eleitas neste ciclo. O momento servirá para hierarquizar as demandas com base no que foi debatido durante a Caravana das Prioridades, ocorrida no início do mês.
O secretário Executivo do OP, Hildevânio Macedo, explica que este é mais um canal de diálogo da população com a Prefeitura. É a oportunidade de discutir os detalhes, a ordenação e os prazos para a concretização das demandas antes de serem incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano.
“Todas as demandas eleitas serão atendidas ao longo de 2015, mas a proposta do planejamento é hierarquizar aquilo que é mais urgente. Ninguém melhor que os conselheiros, que tem esse contato direto com as comunidades, para saber aquilo que é necessário priorizar”, explica Macedo.
As reuniões do Planejamento Participativo também é o momento de os titulares de todas as pastas envolvidas nas demandas eleitas poderem explicar os detalhes técnicos sobre cada obra ou ação. “Os conselheiros precisam estar cientes de todo o andamento das demandas, para que possam dar satisfação a sua comunidade. Poderão explicar quando ela será atendida e o porquê daquele prazo”, afirmou o secretário.
Ainda segundo Macedo, o planejamento serve para melhorar a qualidade dos serviços públicos e é fundamental dentro de uma gestão democrática. “Ele representa o compromisso de tratar com seriedade às necessidades e anseios da população em relação à cidade de João Pessoa”, defende.
Na terça-feira (26), o encontro será na Escola Municipal Castro Alves, Funcionários I. Já na quarta (27), gestores da PMJP e a comunidade se reúnem na Escola Municipal João Gadelha, em Mangabeira, e na quinta (28), no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), localizado na Avenida José Américo de Almeida (Beira Rio), 2727, Tambauzinho. As reuniões começam sempre às 19h.
Secretarias – Em cada dia serão debatidas as demandas de localidades diferentes. No dia 26, os representantes da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 12ª Regiões de Participação Popular (RPP) poderão conversar com os secretários da Seinfra, Sejer, Semhab, Semob, SMS, Sedurb, Funjope, Sedec, Semusb, Seplan e Sedes.
Já no dia 27, será a vez dos representantes da 2 ª, 4 ª, 5 ª e 14ª regiões se encontrarem com os secretários da Seinfra, Semhab, SMS, Sedurb, Semob e Sejer.
No dia 28, quem representa a 1ª, 2ª, 10ª, 11ª e 13ª regiões tem encontro marcado com os secretários da Seinfra, SMS, Sedurb, Sejer, Emlur, Semhab, Sedec, Sedes, Funjope, Emlur, Sedec e Semob. “Os secretários cuja pasta tiver demandas eleitas naquelas regiões participarão. Esse encontro possibilitará aprimorar as propostas, estabelecer prazos que cada ação terá para ser concluída”, detalha.