Sedec realiza encontro de articulação de líderes estudantis próximo sábado
O programa Protagonismo Infanto-Juvenil, ação executada pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), dá continuidade às suas atividades e realiza neste sábado (20) o 1º Encontro de Articulação do Protagonismo Juvenil. Estarão reunidos, a partir das 8h30, na Escola Municipal Ana Cristina (Aldeia SOS), cerca de 200 alunos representantes de turmas das escolas dos Pólos 1 e 4.
O Encontro tem como objetivo aumentar o entrosamento entre os representantes de turmas das escolas municipais e, a partir daí, tornar real o processo de articulação política entre os alunos, os professores, diretores e a Sedec.
Atividades Na programação os alunos irão inicialmente expor as experiências já vividas em suas escolas como protagonistas. Em seguida, participarão de um debate sobre o tema O que é ser um representante de turma e articulador. Depois da etapa de exposição e discussão das atividades já realizadas pelo Protagonismo Infanto-Juvenil, os participantes irão levantar propostas para novas formas de articulação dentro de cada escola.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Inclusão/Protagonismo responsável pelo projeto, Maria José dos Santos, os encontros de articulação têm o intuito de promover o suporte por parte da Secretaria para a organização dos alunos que atuam como representantes dentro das escolas da rede municipal.
Os encontros irão acontecer entre todas as unidades de ensino. Inicialmente, vão ocorrer nas escolas dos Pólos 1 e 4, mas com o decorrer de atividades, em cada Pólo será realizado um encontro neste formato, informou a coordenadora.
O programa é uma iniciativa da Sedec por seu Núcleo de Inclusão/Protagonismo e a proposta é fazer com que os alunos da rede pública redescubram a importância de participar ativamente do movimento estudantil. O Protagonismo Infanto-Juvenil também objetiva desenvolver nos alunos a visão e o pensamento críticos sobre temas e problemas que são mais corriqueiros no dia-a-dia da comunidade escolar, como estrutura física, drogas e violência e possam participar das decisões sobre uma realidade que eles vivem cotidianamente.