Sedes ministra aula inaugural dos contemplados com o Bolsa Universitária 2015

Por - em 614

Fátima SousaIMG_20150616_144329504[1]

Com uma palestra sobre “Direitos e Deveres do Aluno”, a secretária do Desenvolvimento Social de João Pessoa, Marta Moura, deu boas vindas aos 150 estudantes contemplados no Programa Bolsa Universitária exercício 2015. O encontro reuniu os novos usuários e familiares e equipes do programa no auditório do Centro Administrativo Municipal, na tarde desta terça-feira (16).

Na ocasião, a secretária destacou a importância do programa como um instrumento de contribuição para o desenvolvimento da educação. “Todos tem uma renda per capita muito baixa, e mesmo assim apostam na possibilidade de conquistar os seus sonhos e isso é muito positivo” evidenciou.

Mariângela Pontes, coordenadora do programa, lembrou que o encontro obrigatório, conforme o artigo 21, Capítulo VI do Edital 2015, foi um momento em que os alunos contemplados tomaram conhecimento dos direitos e deveres, ou mais precisamente, as diretrizes normativas do Programa.

Entusiasmo – A jovem universitária Adailza Pereira Lima, moradora do Castelo Branco II, está num momento de plena euforia por ter conseguido o benefício Bolsa Universitária exercício 2015. Ela era uma das participantes da Aula Inaugural que deu boas vindas aos novos contemplados no programa.

“Estou muito feliz. Agora tenho certeza que irei concluir o meu curso de Serviço Social”, disse a estudante da Universidade UNOPAR, localizada em Tambauzinho.

A jovem disse que está desempregada, com dificuldades financeiras para manter os estudos porque a mãe está muito doente. “São muitas despesas. Estou feliz porque nunca tinha sido contemplada com benefícios de nenhuma esfera para nos ajudar. A equipe da Prefeitura é muito bacana e organizada. Estamos de parabéns”, comemorou.

Programa – Criado há 6 anos e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social – Sedes, o Bolsa Universitária é um subsídio garantido pela gestão municipal. Este visa custear o material necessário ao aluno em situação de vulnerabilidade social durante a jornada universitária. Cinco por cento das vagas são destinadas a pessoas com deficiência, o equivalente a seis benefícios.

O valor da Bolsa Universitária é de 262,66, referente a 1/3 do valor do salário mínimo, para a família que não recebe o Bolsa Família, e de R$ 131,33, referente a 1/6 do valor do salário mínimo para os beneficiários do BF. “O aluno que obtiver reprovação na faculdade, terá redução em 5% do benefício por cada disciplina perdida”, explica Sandro Silva, presidente da Comissão do BU.

Presença – No evento também estavam presentes, a Diretora da Assistência Social, Themis Gondim, a coordenadora da Proteção Básica, Cízia Romeu, o presidente da Comissão organizadora do Programa Bolsa Universitária 2015, Sandro Silva e equipes de trabalho da Sedes.