Sedurb garante assento na Comissão de Produção Orgânica da Paraíba

Por Andrezza Carla - em 541

A partir de agora a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da sua Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), faz parte da Comissão de Produção Orgânica da Paraíba (CPOrg-PB). Isso porque a Sedurb garantiu assento na CPOrg na última terça-feira (29). Agora, a PMJP passa a se inserir nos debates estaduais e compartilhar experiências de produção, formação, bem como ações de fortalecimento e discussões da produção orgânica local.

A Comissão é um fórum oficial para articulação e gestão de políticas públicas relacionadas à produção orgânica no Estado, com estrutura e atribuições legalmente definidas pelo Ministério da Agricultura.  Ela congrega, paritariamente, entidades do setor público e privado, sendo coordenada por representação da sociedade civil. “Trata-se de um espaço fundamental para apoio ao aprimoramento e desenvolvimento da agricultura orgânica na Paraíba”, ressaltou Jorge Ricardo de Almeida Gonçalves, auditor fiscal federal agropecuário e um dos representantes da Superintendência Federal de Agricultura  na Paraíba na Comissão.

A Sedurb, por meio da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), já vem realizando nos últimos dois anos um trabalho de fomento à produção orgânica. Hoje, 25% da produção da Cecaf é orgânica e, periodicamente, a coordenação da Central realiza oficinas práticas e teóricas para conscientizar os agricultores da importância de produzir orgânicos.

Os produtos comercializados na Cecaf são exclusivamente oriundos da agricultura familiar e a Central reúne produtores rurais de 28 municípios paraibanos. “A nossa meta é fazer com que 100% da produção da Cecaf seja orgânica e o assento na CPOrg é um passo muito significativo para que isso ocorra de forma responsável, compreendendo todo o marco legal no estado e no Brasil”, reitera Rogeany.

“Agora poderemos debater junto às entidades estaduais os melhores caminhos para o desenvolvimento da produção orgânica, bem como compartilhar as experiências de sucesso que temos aplicado na Cecaf ”, destaca Rogeany Gonçalves, coordenadora da Central.

A Cecaf – A Central é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e está localizada na Avenida Hilton Souto Maior – 1.112, no bairro José Américo. Apenas agricultores familiares podem comercializar no local. A população tem acesso à produtos como raízes, hortaliças, frutas e legumes a preços mais acessíveis, nas quintas e sábados das 5h às 12h.