Segunda etapa do OPCA foca no empoderamento e participação cidadã nas escolas

Por Monica Melo - em 1110

Na próxima quarta-feira (27) tem início a segunda etapa do ciclo 2017 do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA). Até o dia 26 de outubro, cinco escolas municipais participarão das atividades. Neste ano, participam do projeto as escolas Aruanda, Índio Piragibe, Dumerval Trigueiro, Fenelon Câmara e Zulmira Novais.

De acordo com o coordenador do OPCA, Paolo Correia, 2016 alunos dessas cinco escolas passaram pela primeira etapa. Nesse segundo momento participam apenas os 212 alunos que foram eleitos conselheiros em cada escola. Os conselheiros participarão de dois dias de oficinas e dinâmicas pedagógicas.

As oficinas e dinâmicas ocorrerão nos dois turnos e terão como foco a democratização da participação. “As atividades serão todas pautadas na prática da cidadania, zelo pelo patrimônio público, participação cidadã, protagonismo e empoderamento do conselho do OPCA dentro da comunidade escolar”, detalha Paolo Correia.

O Orçamento Participativo Criança e Adolescente é realizado desde 2013, resultado de uma parceria entre o Orçamento Participativo (OP), juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).