Segunda turma de profissionais do ICV é capacitada para atendimento em Libras

Por Rebeka Paiva - em 1051

D R T . R J . 15855.

Com o intuito de fortalecer a rede de atenção à pessoa com deficiência através da inclusão e ampliar os atendimentos aos usuários com deficiência auditiva, a Área Técnica da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está formando mais uma turma de profissionais do Instituto Cândida Vargas (ICV) para o atendimento em Libras.

O encerramento do curso acontece nessa quinta-feira (12), às 10h, no auditório do Centro de Estudos da maternidade. Essa é a segunda turma de trabalhadores do Instituto e é composta por médicos, recepcionistas, vigilantes, maqueiros e outros profissionais.

De acordo com a diretora multiprofissional do ICV, Lisieux Pires, a segunda turma foi formada devido a grande procura por parte dos profissionais depois da primeira formação. “Aqui no ICV estamos sempre querendo aperfeiçoar o atendimento e isso podemos observar em nossos funcionários também, que estavam sempre solicitando uma nova qualificação nessa área. Com esses novos profissionais qualificados além de ofertar um atendimento mais humanizado, vamos melhorar o diálogo com nossas usuárias deficientes auditivas e seus familiares”, comenta.

O curso foi ministrado pelas interpretes de Libras da Área Técnica da Pessoa com Deficiência, que integram o projeto ‘Mãos que Multiplicam Saúde’, e tem como objetivo formar e qualificar os profissionais da rede na linguagem de sinais.

Atendimento qualificado – Atualmente o Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Cristo tem intérprete em tempo integral no serviço. Em seis unidades de saúde, nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Samu têm profissionais com qualificação em Libras que auxiliam no acolhimento e primeiros contatos. Além desses, na atenção básica existem quatro intérpretes de Libras para acompanhamento dos pacientes em exames e consultas.